Ligue-se a nós

DESTAQUE

RESENHA com Everaldo Cardoso

Publicado

no

11 Mar de 2019 do YacoNews


Eleições 2020!


Diz o adágio popular que nesse país tudo começa depois do carnaval. Na política de Sena isso não é a regra. Aqui blocos e escolas nunca param. Os grupos políticos com seus devidos caciques estão em constante ebulição, mais percebe-se que nem todos estão atentos para um ‘‘detalhe’’ que é a mudança na regra do jogo para as eleições municipais de 2020.

Fim das coligações proporcionais!


O sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereador, deixará de existir nas eleições municipais de 2020. Ou seja, não haverá mais coligações. As coligações vão ser possíveis somente para os cargos majoritários, a disputa para prefeito nas próximas eleições. Com o fim das coligações vão se eleger os candidatos mais votados dentro dos seus partidos, desde que o partido consiga atingir o quociente eleitoral.

Dirigentes partidários não terão vida fácil!


A nova regra vai exigir dos dirigentes dos partidos, que estruturem suas siglas bem como um melhor preparo para arrebanhar novos filiados e Candidatos com potencial

ideológico para defender a agremiação. Sem falar na árdua missão de cumprir com a cota de 30% de candidatos do sexo feminino.

Candidatos à reeleição!

A situação dos candidatos à reeleição ao que parece será uma missão mais complicada, com as mudanças na regra do jogo eles terão que incentivar novos candidatos á entrarem na disputa. Disputa essa que será direta com eles. A indagação que fica é: será que surgirão corajosos dispostos a disputar com quem já tem um mandato e certa estrutura?

Candidatos serão mais exigidos!

As novas regras exigem para eleição dos candidatos desempenho mínimo nas urnas, isto é, para se eleger, o candidato deverá atingir 10% dos votos do coeficiente eleitoral exigido para a referida eleição. “Um exemplo: Se temos dez cadeiras e 100 mil votos válidos, logo o quociente partidário será de 10 mil.”. Isso quer dizer que a cada 10 mil votos o partido tem direito a uma cadeira. Entretanto só poderão ser eleitos os candidatos que atingirem 10% do quociente eleitoral, que neste exemplo é de no mínimo 1 mil votos para ser eleito.

Cota feminina!


O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta Sexta-Feira (8), e as eleições de 2020 serão um novo teste para a lei que prevê cota para mulheres candidatas. A lei em vigor atualmente prevê que pelo menos 30% dos candidatos deve ser do sexo feminino. Resta saber se veremos as mulheres despertarem para política em Sena Madureira.

Começou a disputa majoritária!


Tão logo acabaram as eleições de 2018, já se viu o reeleito Dep. Estadual Gerlen Diniz (PP) anunciando para os seus que seria candidato a prefeito. Logo isso se tornou público dando inicio a uma guerra entre ele e o atual prefeito Mazinho Serafim (MDB).

Gerlen ganhou o primeiro Round!


Nessa disputa o deputado Gerlen ganho o primeiro round do prefeito Mazinho ao conseguir alocar seus apadrinhados na estrutura do governo Gladson Cameli (PP). Mais ainda, Diniz emplacou os seus exatamente onde era a ‘‘menina dos olhos’’ de Serafim.

Mazinho aliviado!


Após perder a guerra de indicações no que era considerada a menina dos olhos (Rádio Difusora e Núcleo de Educação), Serafim tem espaço na programação das Radio Aldeia FM, Difusora e conta com matérias exclusivas no Jornal Difusora. Depois que o Vereador Silvano Farias pediu Exoneração do núcleo da educação por supostas interferências de familiares, vereador do grupo de Diniz as ruas ecoam um desgaste para Diniz no que suou como um projeto de família, deixando Mazinho aliviado com esse possível desgaste de seu oponente.

A disputa vai ampliar!


Engana-se quem pensa que a disputa para a prefeitura de Sena está restrita apenas a Mazinho e Gerlen. Tem vários nomes se articulando e alguns ´´CACIQUES“ Grandes se reunindo para definir posicionamentos e rotas a seguir na disputa.

Perdeu!


Após vinte (20) anos no ar, Radio Difusora perde um dos seus maiores comunicadores, Ronaldo Duarte. O ‘‘boiadeiro derramado’’, como se notabilizou nos últimos dois anos na programação da Aldeia FM. Duarte foi para Rio Branco, não se sabe ao certo os motivos que levaram Ronaldo a tomar esta decisão, os bastidores comenta-se ao menos duas motivações diferentes, o certo é que Ronaldo Duarte deixou uma grande lacuna nos quadros da emissora.

Próxima!

Na próxima SEMANA essa coluna trará novidades sobre esses bastidoresaguardem!

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Moradores de Sena reclamam da falta de abastecimento de água nas casas

Publicado

no

Por

 

A equipe de reportagem do portal YacoNews recebeu informações dos residentes nos bairros da cidade, sobre falta de água nas residências. Moradores relatam suas indignações sobre o descaso por parte das autoridades responsáveis:

“É engraçado nós já estamos com vários dias sem água né, aí hj era 06:15 tava saindo pra meu trabalho do de  cara com uma moça entregando a conta de água 😠água eles num manda não mãos a conta vem que e ligeiro 😤 palhaçada isso “ desabafa uma moradora.

“Aqui em casa nem pingou no cano não caiu um pingo de água também – agora porque que eu não sei porque a água no rio tem” relata outro residente.

Sistema de Água e Saneamento do município se pronunciou e falou sobre o caso:

“A equipe do SANEACRE em Sena Madureira, informa que o abastecimento está parado desde ontem às 19h, uma equipe de manutenção já está a caminho do município para fazer os reparos necessários na bomba. Aproveitamos também para pedir encarecidamente que não desperdicem água, estamos sempre fazendo o melhor para que chegue água em todas as residências, pedimos a compreensão de todos. “

A equipe de redação fica no aguardo por mais esclarecimentos.

Continuar Lendo

DESTAQUE

Pastor é exonerado após vídeo de sexo em repartição pública

Publicado

no

Por

A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, exonerou um pastor após um vídeo de sexo dele com uma mulher circular nas redes sociais. O evangélico foi flagrado no fim de semana, dentro de uma repartição municipal.

Responsável pela gravação, outro servidor da prefeitura também foi exonerado. Esse último, assim como a mulher que aparece no vídeo, não tiveram as identidades divulgadas.

 

Leia a reportagem completa no BHAZ

 

Continuar Lendo

ACRE

Governo e Tribunal de Justiça assinam termo de cooperação para novas reformas nos fóruns do Acre

Publicado

no

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), assinou nesta quarta-feira, 1°, um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), para a realização de obras de manutenção, reforma e adequação das unidades da instituição nas comarcas de Rio Branco e do interior.

Na capital, a Cidade da Justiça e a Escola do Poder Judiciário serão reformadas e adequadas. Outros dez municípios receberão manutenção preventiva e corretiva nos fóruns de Capixaba, Assis Brasil, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Xapuri, Acrelândia, Bujari, Epitaciolândia, Porto Acre e Sena Madureira.

“O governo tem priorizado o fortalecimento das instituições. Reafirmamos o compromisso em manter a parceria com o TJ, levando obras para assegurar estruturas adequadas aos fóruns, para que possam ofertar serviços de qualidade”, ressaltou o diretor de Projetos da Seop, Esterferson Rocha.

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, agradeceu o empenho do Estado em melhorar as estruturas físicas do Poder Judiciário. “Gratidão ao governo por nos apoiar em todas as empreitadas, sendo sensível às nossas demandas”, frisou.

Além de beneficiar servidores e usuários, obras geram trabalho e renda para operários da construção civil e fomentam a economia acreana. Foto: Jean Lopes/Seop

Os investimentos são de mais de R$ 6 milhões. Nos últimos dois anos, as intervenções nos fóruns totalizam R$ 12 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado e também de emendas da bancada parlamentar e contrapartida do próprio TJ.

Um dos fóruns contemplados pelas obras do governo foi na Comarca de Tarauacá. Foto: Jean Lopes/Seop

Em 2022, os prédios da Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, e nos outros fóruns das comarcas do Juruá foram inaugurados, após reformas e adequações. Em janeiro de 2023, foi assinada também a ordem de serviço para a construção da 1ª etapa do Centro Administrativo no Fórum da Comarca de Brasileia.

“A perspectiva é garantir que as estruturas ofereçam atendimento mais digno aos usuários do serviço e funcionalidade ao trabalho dos servidores, assegurando salubridade aos ambientes”, relatou o titular da Seop, Cirleudo Alencar.

Por agência de notícias do Acre

Continuar Lendo

Trending