18 outubro 2024

Rio Branco volta a suspender 1ª dose de vacinação contra a Covid-19 para idosos por falta de estoque

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais uma vez a Prefeitura de Rio Branco suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina de combate à Covid-19 na capital acreana para idosos, após zerar o estoque. O anúncio foi feito ainda na noite dessa quinta-feira (11). Essa etapa ficará suspensa até que o município receba um novo lote do imunizante.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, informou que todas as 1.180 doses que chegaram no último lote foram aplicadas em idosos com 71 anos ou mais em um só dia, nessa quinta (11).

A imunização desse grupo etário foi anunciada pela Prefeitura na quarta-feira (10) após a chegada do 7º lote de vacinas contra a Covid-19 no estado com 5,8 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Das doses que chegaram ao estado, 1.410 foram entregues à capital acreana para aplicação de 1º dose. De acordo com a prefeitura, desse total de doses, 1.180 foram destinadas a idosos com idade a partir de 71 anos e 230 para os profissionais de Saúde.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura suspende a vacinação de idosos por falta de estoque de imunizantes. A primeira vez foi no sábado (6). No dia em que anunciou a primeira suspensão, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, informou que as doses que sobraram eram destinadas aos trabalhadores da saúde que continuavam sendo vacinados.

Aplicação da 2ª dose da vacina continua

Apesar da suspensão das aplicações da 1ª dose da vacina, continua a vacinação da segunda dose do imunizante nos idosos que já receberam a primeira, conforme data inserida na carteira de vacinação. A aplicação está sendo feita em um ponto de drive-thru e em quatro unidades de saúde.

A vacinação é feita de 8h às 17h e para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso já recebeu a primeira dose. Confira os locais:

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar – no bairro Quinze;
  • Policlínica Barral y Barral – no Conjunto Tangará.

Vacinação no Acre

De acordo com informações disponíveis no Portal de Transparência, o Acre recebeu 58.798 vacinas contra a Covid-19. No entanto, apesar de o portal informar que é atualizado semanalmente, o dado não está atualizado e, segundo o governo, o estado contabiliza um total de 90.380 doses recebidas de imunizantes contra a Covid-19, considerando as 54.690 primeiras e as 35.690 segundas doses.

Até esta sexta (12), o estado vacinou 37.248 pessoas, o portal da transparência não mostra a quantidade de pessoas que recebeu a primeira e a segunda dose. Segundo o portal, a capital Rio Branco vacinou 14.488 pessoas e Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, 5.484.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Veja Mais