19 junho 2024

Vai fechar tudo! Previsão de 2 mil mortes até junho faz governo do Acre estudar decretar lockdown total por 14 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O fechamento total do comércio nos finais de semana em todo o Acre parece não ter sido suficiente para que o número de contaminados pela Covid-19 diminua no Estado. Para tentar frear essa segunda onda, o governo do Estado estuda decretar lockdown por 14 dias seguidos a partir do mês de abril.

Os primeiros sete dias seriam de fechamento total, incluindo até mesmo os supermercados. Na segunda semana, os estabelecimentos que vendem alimentos voltariam a abrir e os demais continuariam fechados. A ideia é que apenas farmácias e postos de gasolina que ofertam serviços para o poder público funcionem.

Com o estado registrando mais de 1.156 mortes e 64 mil infectados, a reportagem apurou que, caso a curva de contaminação não dê uma trégua, o Estado poderá registrar mais de 2 mil óbitos até junho.

ODesta vez, ao contrário de outras restrições, até mesmo as pessoas seriam proibidas de sair de casa, sendo que somente em situações de emergência poderiam ir às ruas, desde que essa saída fosse justificada.

A reportagem apurou que a medida teria validade a partir do dia 6 de abril, numa terça-feira, e deverá ser anunciada pelo governador Gladson Cameli nos próximos dias, com certa antecedência para que as pessoas se preparem para ficar em casa.

O assunto já começou a ser debatido entre o governo e as 22 prefeituras. Uma definição sobre o caso deve ser divulgada nós próximos dias.

ac24horas

Veja Mais