8 outubro 2024

Presidente do Sinteac afirma que pode haver greve a partir do dia 10

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre ((Sintesac), professora Rosana Nascimento afirmou, nesta quinta-feira, 06, que pode haver greve geral a partir da próxima segunda-feira, dia 10. Rosana foi entrevista pelo jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, ao vivo, na TV Rio Branco-SBT.

O anúncio da possível foi feito três dias após o governador Gladson Cameli (PP) afirmar que vai pagar, em parcela única o prêmio referente à Valorização de Desempenho Profissional (VDP), reivindicação antiga da categoria. “Não sou pessimista, sou realista. Espero que o compromisso seja cumprido, mas só acredito vendo”, afirmou a sindicalista. Segundo ela, a gestão anterior da Secretaria de Educação prometeu muito e pouco fez.

Segundo Rosana, o movimento grevista está condicionado ao cumprimento de compromissos assumidos pelo governo estadual até o momento ainda não foram cumpridos. Um dos compromissos é imunização dos trabalhadores em educação, notadamente os professores. “Sem vacina, não haverá retorno das aulas presenciais”, afirmou a sindicalista.

Outra fator condicionante é o pagamento da Valorização de Desempenho Profissional (VDP).Na primeira agenda oficial com a nova secretária de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Socorro Neri, o governador Gladson Cameli (PP) confirmou que o Estado vai pagar de uma só vez o Prêmio de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) aos professores da rede pública de ensino.

O anúncio foi realizado na Casa Civil, no início da tarde desta quarta-feira, 5, com a presença do secretário da Casa Civil, Flávio Silva. Anteriormente, com anuência do sindicato da categoria, o pagamento do benefício havia sido definido em duas parcelas, sendo a última para o mês de junho. “Eu quero anunciar aqui que na primeira semana de junho será pago o VDP. O que seria parcelado vai ser pago de uma vez só. Eu peço a complacência dos gestores da Educação”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Socorro Neri disse que a decisão do governo contempla e atende a uma reivindicação da classe que cobrava o repasse e agora recebe essa garantia. Antes do anúncio, a secretaria havia se reunido com representantes dos trabalhadores e ratificou, segundo ela, em nome do governo, o compromisso de valorização dos trabalhadores. “Vamos atender a essa determinação do governador e efetuar o pagamento, reconhecendo um direito dos trabalhadores”, disse. O pagamento vai contemplar 6.566 servidores, que juntos irão receber R$ 12.281.790 com o pagamento do benefício.

No mesmo ato, o governador assinou a lei complementar nº 3.380, que trata da renovação da Bolsa de Incentivo ao Estudo, Pesquisa e Aprimoramento Profissional, para servidores que atuam em escolas de tempo integral. O texto, assegurou o governador, foi enviado para a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. A proposta do governo atende a mais uma reivindicação dos trabalhadores, que perderam o benefício porque o projeto que assegurava o pagamento era de apenas de três anos. O novo texto defendido por Gladson Cameli garante a extensão da bolsa por tempo indeterminado.

Antonio Muniz – oriobranco

Veja Mais