7 outubro 2024

Polícia Civil dá início a “Operação Asfixia” em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 05, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, cumpriu 9 Mandados Judiciais, sendo 02 Mandados de Sequestro, 06 Mandados de Busca e Apreensão e 01 Mandado de Prisão Preventiva e prenderam um membro de organização criminosa em Rio Branco durante a primeira fase da “Operação Asfixia”.

O trabalho investigativo da Policia Civil possibilitou a prisão preventiva do investigado, o que resultou também na prisão em flagrante do mesmo por tráfico de drogas e recolhimento de diversos materiais que irá confirmar com as provas já existentes de outros integrantes de organização criminosa que agiam na região da parte alta da cidade.

De acordo com levantamentos realizados pela Policia Civil, o trabalho integrado com a Polícia Civil do estado de Rondônia e o apoio do Departamento de Polícia da Capital e do Interior – Dpci/AC envolveu o total de 30 (trinta) agentes de segurança pública. Ao término da ação, 01 (uma) pessoa foi presa em flagrante e por cumprimento de Mandado de prisão preventiva.

Todos os demais investigados também possuem nível hierárquico dentro da organização criminosa, possuem participação supostamente na lavagem de dinheiro e aquisição de bens com o proveito do cometimento de crimes.

O nome da operação “Asfixia” tem como significado a dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à Anóxia; pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores, etc. Dessa forma, a Polícia Civil trabalha com o objetivo de coibir as ações criminosas como forma de asfixiar o crime organizado.

O processo investigativo continuará no sentido de identificar mais pessoas envolvidas.

Veja Mais