3 outubro 2024

Em encontro com Lula em São Paulo Jorge Viana deixa no ar que pode disputar o Governo do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Thiago Cabral

Publicidade

O ex-senador Jorge Viana (PT) se encontrou mais uma vez com o ex-presidente Lula (PT) para discutir política e as eleições deste ano. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), em São Paulo.

Deixou no ar

No registro que fez nas redes sociais sobre o encontro, JV deixou no ar que que pode vir a disputar o Governo do Estado. “Falamos dos tempos de prosperidade que vivemos no Acre, onde nosso povo ganhou com os programas públicos que fizemos juntos. Lembramos quanta coisa bacana estava acontecendo no Brasil, com os jovens, idosos e com quem queria trabalhar, produzir e prosperar.
Por isso a gente analisa a possibilidade entrar juntos na luta de 2022. Eu tenho muita fé em Deus que estes tempos vão voltar”, escreveu Viana.

Governo x Senado

Que desde o início das articulações para as eleições deste ano, JV vem tentando viabilizar seu nome para o Senando, não é novidade pra quase ninguém, só que o maior entrave sempre foi que internamente o ex-senador era pressionado para disputar o Governo. Se a pressão dos companheiros locais não vinha surtindo efeito, a pressão nacional parece que surtirá. Quando JV escreve que: “a gente (ele e Lula) analisa a possibilidade entrar juntos na luta de 2022”, deixa claro que existe sim a chance de disputar o Governo.

Muda tudo

Se de fato aceitar disputar o Governo, o tabuleiro da política acreana muda por completo. Muda na sua base, já que a centro-esquerda (e a possível federação entre PT, PSB, PCdoB e PV) já tem uma candidatura posta, a do deputado estadual Jenilson Leite (PSB), e muda também o cenário eleitoral como um todo. Primeiro, porque saindo da disputa do Senado, que ele vem liderando nas últimas pesquisas, amplia a chance de que algum dos candidatos da base governista saia vitorioso; e segundo porque a disputa ao Governo tende a ganhar uma nova polarização, ao invés do governador Gladson Cameli (PP) ter como principal adversário o senador Sérgio Petecão (PSD), passará a polarizar contra o PT de Jorge Viana.

Veja Mais