27 novembro 2024

Incêndio é apagado na área da maior usina nuclear da Europa após avanço de tropas russas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um enorme incêndio na zona da maior usina nuclear da Europa foi extinto nesta sexta-feira (4), e autoridades disseram que a usina, no sudeste da Ucrânia, estava operando normalmente depois que foi tomada por forças russas em um combate que causou alarme global.

Separadamente, um assessor presidencial disse que a Ucrânia interrompeu um avanço russo na cidade de Mykolayiv depois que as autoridades locais disseram que tropas russas entraram. Se capturada, a cidade de 500 mil pessoas no sul da Ucrânia – onde as forças russas fizeram o maior progresso até agora – seria a maior a cair até o momento.

Autoridades disseram que o incêndio no complexo de Zaporizhzhia ocorreu em um prédio do centro de treinamento, não na própria usina. Um funcionário da Energoatom, a empresa estatal que administra as quatro usinas nucleares da Ucrânia, disse que não houve mais confrontos, o fogo foi extinto, a radiação estava em níveis normais e as forças russas estavam no controle.

“Os funcionários estão em seus postos de trabalho provendo a operação normal da estação”, disse esse funcionário à Reuters em uma mensagem.

Veja Mais