16 abril 2024

Exame/Ideia: Lula lidera com 48% na região Norte; Bolsonaro tem 42%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pesquisa Exame/Ideia mais recente mostrou que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria na região Norte com 48% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 42% da preferência de voto dos nortistas. Segundo o levantamento, o petista ganharia em três regiões e o atual presidente em duas.

Conforme a pesquisa, Lula tem maior vantagem no Nordeste, onde aparece com 60% da preferência dos eleitores, seguido de Bolsonaro que aparece com 29%. O petista também venceria na região Sudeste, com 46% dos votos, enquanto o atual presidente teria 40% dos votos.

Bolsonaro, por sua vez, aparece na liderança da intenção de votos na região Centro-Oeste, onde ele venceria com 56% dos votos, seguido de Lula com 36%, uma distância de 20%. O presidente Bolsonaro também venceria na região Sul, com uma vantagem menor contra o ex-presidente Lula, 45% a 42%, de acordo com a pesquisa.

Rejeição

A pesquisa também avaliou a taxa de rejeição dos dois candidatos. Segundo o levantamento, 39% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no ex-presidente Lula. Porém, o presidente Jair Bolsonaro apresentou uma taxa de rejeição maior que a do petista, em 45%.

Por região, Lula tem maior rejeição no Centro-Oeste (49%), no Sudeste (43%) e no Norte (42%). Já Bolsonaro tem as piores avaliações no Nordeste (55%) e no Sul (43%).

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de abril, através de entrevistas feitas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02495/2022.

Veja Mais