Um homem de 54 anos, morador de Manaus, se tornou estudo de caso científico, publicado na Science Direct, revista internacional de relatos de casos de cirurgia. Isso porque ele precisou ser internado depois de introduzir um peso de academia de 2kg no ânus.
De acordo com o estudo publicado, o paciente do sexo masculino chegou ao pronto-socorro cirúrgico com dor abdominal tipo cólica, náuseas, vômitos em pequeno volume e interrupção na evacuação há cerca de dois dias. Ao ser examinado, os médicos constataram que ele estava com todos os sinais vitais dentro da normalidade e clinicamente estável, mas o abdômen distendido, ou seja, inchado.
Após exames físicos, foram solicitados hemograma, estudo bioquímico e radiografia da região abdominal. A radiografia apresentou a presença de um corpo estranho em forma de haltere de ginástica em “localização aproximada na transição retossigmóide” — entre a parte terminal do intestino e parte inicial do reto. “Devido ao quadro clínico estável do paciente, sem sinais de perfuração, optou-se pela abordagem retal inicial”, relatou a publicação.