24 abril 2024

Pessoas ficaram mais doentes e depressivas na pandemia da Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira 27, mostra mudanças de hábitos que aumentaram os riscos para diabetes, câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas no Brasil. A saúde mental também foi bastante afetada. Segundo a pesquisa, feita pelo Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, entre o período pré-pandemia e o 1º trimestre de 2022, foi registrado um aumento de 41% no diagnóstico médico de depressão. Entre as mulheres houve aumento de 39,3%, e nas pessoas com maior escolaridade (12 anos ou mais de estudo), 53,8%.

A saúde mental também foi bastante afetada. Segundo o levantamento, feito pelo Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, entre o período pré-pandemia e o 1º trimestre de 2022, foi registrado um aumento de 41% no diagnóstico médico de depressão.

Entre as mulheres houve aumento de 39,3%, e nas pessoas com maior escolaridade (12 anos ou mais de estudo), 53,8%. Com dados nacionais de 9 mil pessoas das cinco regiões do país, o levantamento aponta que 91,8% dos brasileiros avaliam negativamente seu estado de saúde, relatando estar ruim ou muito ruim.

Leia matéria completa AQUI

Veja Mais