Um nova frota para auxiliar na limpeza de Rio Branco, incluindo dois mini caminhões elétricos de última geração. Essa foi a novidade que o prefeito Tião Bocalom anunciou à população e à imprensa de Rio Branco na manhã de quarta-feira (1).
A nova frota reforçará o serviço de limpeza que já é realizado em Rio Branco e ampliará, permitindo que a prefeitura perfaça todos os locais da cidade que necessitam de limpeza.
No total são 34 veículos e equipamentos, desde carros de passeio a veículos de grande porte, como: coletores, compactadores containers, utilizados na coleta porta a porta e que também fazem a compactação dos resíduos.
“Um momento muito importante que entregamos a nossa cidade essa nova frota, com nova telecnologia, 5 desses substituirão as antigas toyotas e darão mais condições de trabalho ao servidor da limpeza. Esses novos veículos reforçarão e ampliarão os serviços de limpeza, pois nossa população merece uma cidade limpa e bem cuidada”, disse o prefeito.
O grande diferencial é a humanização dos operadores e garis que realizam os serviços. Um processo que só foi possível com aquisição de caminhões minicompactadores, que passam fazer todo o trabalho que antes era manual, agora de forma mecanizada, um serviço que também ganha tempo, já que o serviço fica otimizado.
“De imediato nosso trabalho já será reforçado em 10%, melhorando as condições de trabalho dos servidores tirando as toyotas abertas onde era preciso meter a mão no lixo. Agora isso será automatizado pelos mini caminhões. Estamos investindo no que tem de melhor”, diz.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Rio Branco, com a expansão da coleta mecanizada novos pontos comerciais e áreas que antes não eram atendidas passarão a desfrutar o serviço da prefeitura. Entre essa áreas estão estrada da Sobral, estrada do calafate e AC-40.
A frota antiga opera desde 2014 e deveria ter sido substituída em 2019, mas somente agora a prefeitura conseguiu concretizar isso para melhorar os serviços.
A substituição ocorreu após a conclusão do processo licitatório com a empresa Lipebras.
A nova frota começa operar no dia 1 de junho de 2022, após assinatura da ordem de serviço de execução das ações de coleta de resíduos domésticos.