3 de junho de 2026

Governador Gladson Cameli participa de ato cívico em alusão aos 112 anos de Brasileia

Governador Gladson Cameli participa de ato cívico em alusão aos 112 anos de Brasileia

Na fronteira do Brasil com a Bolívia, o município de Brasileia comemora 112 anos no próximo dia 3 de julho. E como parte das comemorações, um desfile cívico em alusão à data foi realizado na noite desta quinta-feira, 30, na avenida Geni Assis, em frente à praça Hugo Poli, no centro da cidade.

- Publicidade -
O governador participou do ato cívico ao lado da prefeita da cidade, Fernanda Hassem Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante o ato cívico, a população acompanhou o desfile das escolas do município, da Companhia Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, entre outras instituições.

Gladson Cameli parabenizou os moradores e agradeceu as parcerias firmadas com as autoridades para as ações desenvolvidas no município Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Cameli afirmou que os 112 anos da cidade refletem uma história de dedicação de um povo guerreiro. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos vivos, de estarmos presentes. Temos muito o que fazer, mas também temos muito o que agradecer. Cabe a mim a responsabilidade de preparar o estado para os caminhos do futuro das nossas crianças”, afirmou.

Cameli também agradeceu ao Senado e a Câmara Federal pelas parcerias realizadas e em especial nos trâmites para a obra do Anel Viário de Brasileia.

A prefeita Fernanda Hassem agradeceu a presença do governador no evento Foto: Diego Gurgel/Secom

Na oportunidade, a prefeita do município, Fernanda Hassem, destacou a importância do ato cívico para os brasileienses.

“Em tudo nós brasileienses e aqueles que escolheram essa cidade para morar nos orgulhamos desse ato cívico”, disse.

Ela também agradeceu a presença do governador no evento, lembrando que, desde o início da gestão, este é o quarto ano em que o chefe do Executivo Estadual se faz presente no ato cívico na programação do aniversário da cidade. “Que nós possamos a cada dia presentear essa cidade com mais investimentos”, ressaltou.

Em respeito aos guerreiros que deram o melhor em prol da população durante a pandemia de covid-19, as autoridades desfilaram  com os profissionais de saúde.

Autoridades desfilaram com os profissionais de saúde do município Foto: Diego Gurgel/Secom

Dentre as autoridades, estiveram presentes no ato cívico o senador Sérgio Petecão, a deputada federal Vanda Milani, a prefeita do Departamento de Pando, Ana Lúcia Reis, o vice-prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, o representante da Câmara Municipal, vereador Elenilson Cruz e a secretária de estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Ana Paula Lima.

Governo presente

Ao longo dos últimos três anos e meio, o Governo tem investido no município, com destaque para o melhoramento da distribuição de água, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), em parceria com a Prefeitura, bem como a pavimentação de ruas e melhorias de ramais e pontes na zona rural.

Além disso, uma das principais obras em andamento no Acre se encontra em Brasileia. O Anel Viário vai encurtar caminhos, facilitando o transporte de mercadorias, as exportações e importações para os países vizinhos, para a Costa Leste dos Estados Unidos, a China e outros locais do mundo. A obra consolidará Brasileia como um município economicamente estratégico para o Brasil.