Ligue-se a nós

ACRE

Aprovados no concurso dos Bombeiros reivindicam convocação em frente ao MPAC

Publicado

no

Aprovados do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizaram na manhã desta sexta-feira (30) uma manifestação pacífica em frente ao prédio do Ministério Público do Acre.

A homologação para a convocação foi feita em julho, e o curso de formação estava previsto para iniciar dia 8 de agosto, mas de acordo com João Victor, um dos aprovados, o Estado alega conflito de leis: “A Lei das Eleições permite a contratação porque o concurso foi homologado no Diário Oficial dia 30/06/22. Mas a Lei de Responsabilidade Fiscal em seu art. 23 não permite o chefe do Executivo aumentar o orçamento”, explica.

Os aprovados agora buscam uma saída jurídica para a convocação ainda este ano.

“Tendo em vista as queimadas que assolam o Estado, bem como as doenças respiratórias que afetam grande parte da população nesse período seco. Atualmente, o CBMAC conta com um mínimo efetivo para atender a demanda do Estado. A defasagem funcional é tamanha que não existem mais soldados na corporação, só existem cabos e estes estão fazendo CF de sargentos, ou seja, daqui a pouco nem mais cabos existirão”, destacou.

“Ademais, após o período de queimadas ilegais, Rio Branco passará pelo período chuvoso, implicando nas alegações. O que torna a situação mais emergencial para a contratação dos aprovados no concurso”, finalizou.

Anúncio

Trending

error: O conteúdo está protegido !!