Mais de 14 mil pessoas de 3,3 mil famílias são atendidas pela Defesa Civil de Rio Branco com abastecimento de água durante esse período de seca severa no estado. A Operação Estiagem começou levando água para 18 comunidades rurais periurbanas da capital no dia 11 de julho deste ano.
Quase dois meses dois, o número de comunidades abastecidas por carros-pipa chegou a 21. Em 2021, a operação atendeu 17 comunidades com mais de 8,3 mil beneficiados. A ação é feita desde 2019.
“Estamos fazendo uma operação de guerra, fazemos isso diariamente e estamos praticamente no limite, mas estamos fazendo o máximo para atender mais comunidades porque há muita necessidade”, destacou o comandante da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Sem chuvas significativas para aumentar o nível do Rio Acre, que abastece a capital acreana, o manancial chegou a 1,39 metro nesta segunda-feira (5), nove centímetros da menor cota já registrada: 1,30 metro.
“Já fiz o pedido de mais compras de caixas d’água, estamos com 84 caixas instaladas, todas de 5 mil litros, então, abastecemos entre 700 a 800 mil litros de água toda semana. Quase 3 milhões de litros por mês que abastecemos as comunidades para minimizar os efeitos da seca. Uma das ações que a Defesa Civil está fazendo, mas temos outras em andamento”, destacou o coronel.