
O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, promete movimentar o comércio de Rio Branco. Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio no Acre (Fecomércio-AC) mostra que 73,1% da população da capital tem intenção de presentear os pequenos nessa data.
Apesar de alto, esse percentual caiu 12,9 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando 86% dos rio-branquenses pretendiam gastar com presentes para as crianças.
A pesquisa, em parceria com o Data Control Instituto de Pesquisas de Rio Branco, ouviu 201 consumidores da capital acreana. Dos 26,9% que não devem gastar na data, 35,2% justificam falta de dinheiro e 31,5%, afirmam não ter filho.
Ainda sobre a população que não deve presentear neste dia, 11,1% argumentam que não comemoram a data, e outros 11,1% se dizem em condição de desempregado. Outros 9,3% afirmam ter filhos adultos.
Os consumidores estão mais propensos a comprar:
Brinquedos – 49%
Roupas – 31,3%
Bicicletas, calçados e objetos diversos – 19,7%.
A maioria dos consumidores pretende comprar os presentes nas lojas do Centro de Rio Branco (70,7). Outros 14,3% dizem que vão procurar a lembrancinha nos shoppings.
A pesquisa também revelou que 78,9% dos rio-branquenses estão dispostos a gastar entre R$ 50 a R$ 200 com o presente dos pequenos. Em relação à forma de pagamento, a maioria diz que vai optar pela modalidade à vista.
Em comparação com o ano passado, 32,7% dos consumidores acreditam que vão gastar mais com os presentes, outros 27,2% dizem que devem gastar menos e 33,3% pretendem manter os mesmos gastos de 2021.
Expectativa de vendas
O estudo também ouviu 104 empresários do comércio de Rio Branco para avaliar a expectativa de vendas para o Dia das Crianças. Para 51% dos entrevistados, a data deve proporcionar para o comércio local, ótima oportunidade de vendas. Já outros 38,5% acreditam que o movimento de venda para o dia deve ser normal.
Os dados mostram também que 86,6% do comércio da capital acreana vem se preparando para as vendas do dia 12 de outubro, seja divulgando produtos e destacando ofertas ou oferecendo embalagem especial para clientes com compras para o dia. Apenas 12,5% dos abordados afirmam não realizar qualquer preparativo especial para vendas na data.
A maioria dos empresários do comércio, cerca de 38,6%, deve usar como tática mais investimentos em marketing e 18,8% devem se utilizar das redes sociais para prospectar clientes.






