Ligue-se a nós

Sem categoria

Governo do Acre fortalece compromisso de valorização dos servidores

Publicado

no

Para mais de 51,8 mil servidores acreanos esta sexta-feira, 28, é uma data muito especial. No Dia do Servidor Público, o governo do Estado homenageia seus profissionais, presta contas dos avanços conquistados e reafirma o compromisso de seguir buscando a valorização e dignidade de homens e mulheres que ajudam a construir um Acre melhor para todos.

Gestão de Gladson Cameli tem se destacado pela responsabilidade e valorização dos servidores públicos acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ao assumir a gestão estadual, em janeiro de 2019, o primeiro grande desafio enfrentado pelo governador Gladson Cameli foi honrar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do ano anterior, que não foi depositado pela administração passada. Com muita organização e responsabilidade fiscal, todos os valores devidos foram quitados.

Nos últimos três anos e dez meses, todos os servidores do Estado têm recebido em dia. Em muitos casos, os salários e até mesmo o décimo terceiro vêm sendo pagos de maneira antecipada. Em março deste ano, o governo concedeu reajuste de 5,42% e auxílio-alimentação aos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O ganho real, na maioria dos casos, variou de 26 a 40%.

Convocação de mais de mil policiais e novos concursos públicos

Em menos de quatro anos, o governo acreano contratou mais de 1,1 mil policiais. Foto: arquivo/Secom

A administração de Gladson Cameli é responsável por uma das maiores contratações de profissionais da história na área da segurança pública. Entre policiais civis e militares, foram mais de 1,1 mil novos servidores públicos contratados. Todo o cadastro de reserva do último concurso público da PM foi chamado, um importante avanço no enfretamento à criminalidade e para a proteção das famílias acreanas.

José Francisco Menezes é agente da Polícia Civil desde novembro de 2020. Foto: cedida

José Francisco Menezes passou a integrar a Polícia Civil em novembro de 2020. Pelos bons serviços prestados à população do município de Porto Walter, o agente já foi elogiado pela instituição. “Ser servidor público é sinônimo de gratidão, dedicação e amor ao próximo, uma vez que nosso maior objetivo é servir nossa população com urbanismo e cordialidade”, afirmou.

Dando continuidade à política pública de reforço ao quadro de trabalhadores permanentes do Estado, o governo realizou novos certames. No Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) foram 322 vagas ofertadas; na Secretaria de Educação houve a nomeação de mais de 200 professores efetivos; no Corpo de Bombeiros Militar, 249 oportunidades; e, recentemente, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou 622 vagas para os mais diversos cargos. Muito em breve, a Polícia Penal também deve abrir concurso público.

Maior abono da história para a Educação e auxílio aos servidores da Saúde e Segurança Pública na pandemia

Em dezembro do ano passado, o governo do Estado consolidou um marco aos trabalhadores da rede estadual de ensino. No maior abono da história, foram pagos R$ 161 milhões para mais de 14,5 mil professores, especialistas e funcionários de apoio.

Durante a maior crise sanitária da humanidade, os servidores da Saúde e da Segurança Pública, que atuaram na linha de frente contra a pandemia do novo coronavírus, tiveram seus esforços reconhecidos pelo governo do Acre. Cada profissional recebeu o Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS), no valor de R$ 420.

Ao comentar sobre o Dia do Servidor, o governador Gladson Cameli fez questão de demonstrar todo seu respeito aos funcionários públicos estaduais. Para o chefe do Poder Executivo, um Estado forte é forjado com a dedicação e empenho destes profissionais.

“Os servidores públicos são a joia da coroa do governo. Sem eles, toda a estrutura do Estado não faria sentido algum. Tenho muito respeito por cada funcionário público e é por eles que trabalhamos para construir um Acre justo e com mais oportunidades. Quero ter a honra de ser reconhecido como o governador que mais ajudou e sempre esteve ao lado dos nossos valorosos servidores públicos”, declarou o governador Gladson Cameli.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Sargento da PM encontrado com tiro na cabeça morre no PS de Rio Branco

Publicado

no

Por

O sargento da Polícia Militar do Acre (PMAC), Éverton Saboia, de 33 anos, que teve a própria cabeça atingida por uma bala no último dia 23 de janeiro, em Rio Branco, não resistiu e morreu ainda na madrugada quarta-feira (1), no Pronto-Socorro.

O óbito foi registrado por volta das 1h45 pela equipe médica. De acordo com informações repassadas à reportagem do ContilNet, Éverton perdeu quase toda massa encefálica e, por isso, não resistiu, mesmo internado na UTI.

O sargento morava na Vila Custódio e, nas primeiras horas do dia do ocorrido postou no status da sua rede social (whatsapp) um recado: “Perdão a todos que ficam. Cuidem da minha família”. Em seguida, pegou o seu veículo, seguiu até o residencial Buriti, que fica as margens da BR, entre o município de Rio Branco e Aeroporto Internacional de Rio Branco, parou o carro, saiu e desceu em uma ribanceira nas proximidades de uma área de mata, onde foi encontrado.

Populares que passavam no local ouviram o tiro e foram ver o que havia acontecido e encontraram o Militar ferido. Rapidamente, acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o PM ao Pronto-Socorro de Rio Branco, intubado e em estado de saúde gravíssimo.

Os colegas de farda de Everton também estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos do perito em criminalística. O caso será investigado pela Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Por Everton Damasceno, ContilNet

Continuar Lendo

Sem categoria

Indígenas do Acre montam cooperativa extrativista e geram renda nas aldeias

Publicado

no

Por

Em novembro de 2022, indígenas da etnia Ashaninka deram o ponta pé inicial para mudar a vida da comunidade do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.
Era criada a Associação Apiwtxa e Cooperativa Ayõpari dos Ashaninka no Centro Yorēka Ãtame.

A cooperativa foi criada em parceria com o projeto Amazon Appeal. No início de janeiro deste ano, o Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes da cooperativa comemoram a primeira produção agroindustrial de polpas de frutas de açaí.

Foto: Reprodução

Um das pessoas responsáveis pela criação da cooperativa, o líder indígena Francisco Piyãko, disse em entrevista ao site Epope, que a produção da cooperativa marca o agroextrativista do Acre, respeitando a floresta e os povos originários.

Foto: Reprodução

“Estamos procurando fazer com que nosso projeto comece a gerar sustentabilidade para manter a floresta de pé, nossos povos e famílias de pé, além das nossas culturas e tradições vivas”, disse.

Por Matheus Mello, ContilNet

Continuar Lendo

POLITICA

O Pai tá On: Nilson Areal aparece como preferido para prefeito nas eleições de 2024 em Sena Madureira, em enquete do YacoNews

Publicado

no

Por

Uma enquete realizada pelo YacoNews mostra que o ex prefeito de Sena Madureira Nilson Areal é o preferido, caso seja candidato a prefeito, para as eleições municipais que deverão acontecer em 2024.

Areal aparece com 25.1% das intenções de voto seguido do Vereador Elvis Dany e do empresário Bruno Rosela, ambos empatados com 21.9% em segundo lugar. Alípio Gomes, candidato do atual prefeito Mazinho, aparecem em terceiro lugar com 10.8% com menos da metade dos segundos colocados.

A vereadora Ivoneide Bernardino aparece em seguida com 10% ,  logo em seguida está o secretário de estado Cirleudo Alencar com 5.3% e depois vem o deputado eleito Gene Diniz com 5.2%.

Confira os numero da íntegra AQUI

Nilson Areal foi prefeito de Sena Madureira de 2005 a 2008. Reeleito, teve o mandato cassado em setembro de 2009, ficando afastado até março de 2011, quando foi reconduzido ao cargo.

Uma enquete também realizada no Instagram do YacoNews, Nilson Areal também aparece na liderança, seguido do vereador Elvis Dany, segundo colocado. Dany foi o vereador mais votado nas ultimas eleições municipais em Sena.

Confira:

Nas duas enquetes votaram 1.518 pessoas num período de 12 horas entre os dias 25 e 26 de Janeiro de 2022. Vale ressaltar que a enquete feita pelo site não tem validade de pesquisa eleitoral.

 

Continuar Lendo

Trending