18 abril 2024

Hemoacre reforça pedido de doação de sangue: ‘estoque bem baixo’, alerta diretora

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) ainda segue baixo. Por isso, o centro faz uma campanha e o chamamento de doadores e novos e antigos que se dirijam até uma unidade de captação.

A diretora do Hemocentro do Acre, Josiane Amorim, disse que o estoque de sangue está bem baixo e explicou que um dos motivos é a alta demanda.

“Estamos atendendo todas as demandas do mutirão de cirurgias da Fundação e ainda as cirurgias cardíacas realizadas no Santa Juliana. E, claro, as demandas normais do dia a dia como as dos pacientes com doenças hematológicas e demais demandas que requerem transfusão”, explicou.

Josiane falou ainda que o Hemoacre está precisando de doação de todos os tipos sanguíneos. “Principalmente o O negativo e A positivo. Nossa média diária tem sido de 30 a 35 doadores aproximadamente por conta do período chuvoso. Mas, precisaríamos de pelo menos 45 doações diárias para ficarmos com o estoque em uma situação confortável”, acrescentou.

Os interessados podem comparecer no Hemocentro, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, das 7 às 18h, de segunda a sábado.

O que é necessário para doar
Para doar sangue é preciso estar saudável, pesar mais de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Mais informações pelos telefones: (68) 3248 1380 e 99258 5551.

Veja Mais