28 março 2024

Imagens mostram pacientes acomodados em corredores do pronto-socorro em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O g1 recebeu, na tarde desta terça-feira (25), fotos que mostram pacientes do Pronto-Socorro de Rio Branco acomodados em macas pelo corredor da unidade. A cozinheira Lúcia Saraiva é uma das acompanhantes que está na unidade. Ela está com o irmão que sofreu um AVC e teve que sair de Tarauacá para a capital.

Ela disse que está no PS desde segunda-feira (24), mas que a situação se estende há mais dias, segundo relatos. Nas imagens, é possível ver pacientes acomodados no corredor da unidade. Ela também criticou a alimentação e disse que a entrega das refeições tem atrasado. Nesta terça. o almoço chegou 13h54.

“Paciente que deve comer pastoso ou frango que é o caso do meu irmão e de um senhor com câncer no estômago aqui do meu lado veio carne vermelha normal porque não tem frango. Não tem como seguir as dietas da nutricionista”, disse.

Ela disse que o irmão está estável e já fez todos os procedimentos. “Meu relato é pela situação de todos, não por mim, mas por todos”

A diretora do Pronto-Socorro de Rio Branco, Dora Vitorino, disse que não há pacientes no chão, mas que alguns acompanhantes acabam se acomodando embaixo da maca.

Todos os pacientes estão em camas ou macas ninguém no chão, às vezes os acompanhantes nas madrugada colocam colchonetes no chão ao lado do paciente pra descansar, porém tem cadeiras nas eles ainda assim deita no chão. Quando as refeições temos nutricionista que fazem visitas aos pacientes todos os dias”, disse.

Questionada se está tendo superlotação, a diretora disse que é uma movimentação comum, uma vez que a unidade atende toda a demanda da capital.

“Os pacientes como esta nas imagens estão em macas, essa super lotação se dá por o ps se o único hospital da capital e mais a tensão básica e primária não consegue absorver essa demanda ficando assim uma super lotação aqui no PS.”

Veja Mais