18 abril 2024

No Acre, eleitores reclamam de longas filas e demora para votar: ‘Mais de 2 horas, um absurdo’, diz autônoma

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além da mudança no horário de votação do Acre, que nestas Eleições mudou para 6h às 15h, os eleitores reclamam de longas filas e muita demora para votar. Para quem está na fila tanto na capital acreana, Rio Branco, quanto em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, a reclamação é a mesma: a demora passa de duas horas. Teve gente que até aproveitou para colocar a leitura em dia.

O g1 entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e foi informado, por meio assessoria, que o pleito está fluindo conforme o planejado.

“O TRE-AC acredita que a população atendeu ao chamado de ir votar cedo e de não deixar para as últimas horas, porque, como a votação encerra às 15h, o eleitor já quer garantir o seu voto antes disso. Como são cinco votos nas eleições gerais deste ano, é natural que seja um procedimento um pouco mais demorado na urna, então, estamos seguindo conforme o planejado.”

A autônoma Meres de Góis, de 55 anos, disse que está na fila há mais duas horas. Ela contou que nas últimas eleições, em 2018, esperou cerca de 20 minutos para votar. Ela vota na Escola Berta Vieira, no bairro São Francisco, em Rio Branco, um dos locais de votação que apresenta grandes filas.

“É cansativo, na eleição passada foi bem rápido, acho que fiquei uns 20 minutos, foi bem diferente, não sei o que está acontecendo, acho que está mais difícil de votar. Têm pessoas que não sabem nem a ordem dos candidatos e aí as pessoas acabam se atrapalhando e têm pessoas de idade. Eu só venho porque é obrigado mesmo”, desabafou.

O agrimensor Israel Alencar, 50 anos, vota na Escola Berta Vieira, em Rio Branco. Ele disse que está na fila há mais de 40 minutos, andou cerca de 10 metros e ainda falta bastante para chegar na seção. Enquanto estava na fila, ele aproveitou para ler o livro de direito.

“A gente sempre sai de casa para gastar o mínimo de tempo necessário, mas estou em torno de 40 minutos na fila e ela deve ter andado uns 10 metros, estimando ainda que devo demorar em torno de uma hora, uma hora e meia. Com certeza, todos devem votar. Para mim, com essa explosão de fake news e meios mais práticos de campanha, que são as redes sociais, e essa polarização, apesar de tudo isso, espero que vençam as pessoas com as melhores propostas e que sejam colocadas em prática e venha de encontro aos problemas da população.”

Kellyane Souza da Silva também reclamou da demora e falou que um dos motivos pode ter sido o novo horário de votação.

“Está muito demorado, cheguei por volta das 9h e já são mais de 11h e ainda estou na fila, acho que a mudança de horário e ainda esse processo que tem que confirmar o voto de cada candidato ficou pior”, falou.

Lentidão também em Cruzeiro do Sul
A aposentada Armanda Diniz também reclamou da demora para votar em Cruzeiro do Sul. “Uma urna para cinco seções, devia ter mais urnas para ajudar. Tinha uma grávida aqui para chorar, não tinha condições, até que conseguiu votar. O que faço é um sacrifício para estar aqui, porque tenho 76 anos, mas faço questão de exercer meu direito de cidadania. Quero votar até o dia que puder, sou cidadã da terra e do céu.”.

A escola Braz de Aguiar, em Cruzeiro do Sul, reúne 11 seções eleitorais e a espera para votação está em torno de uma a duas horas. São 716 eleitores somente neste local de votação. Francisco Marques, de 43 anos, disse que já está há duas horas na fila.

“Tinha que ser uma coisa mais organizada, porque passar duas horas para votar não é fácil. Seção lotada e ainda estou no final da fila, tem umas 35 pessoas para votar na minha frente. Eu votava no Barão, e era mais rápido. E aí mudou o local de seção e está bem apertado. Complicado”, reclamou.

Veja Mais