28 março 2024

Pesquisa para presidente: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 53% dos votos válidos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 47%. O segundo turno das eleições acontece no dia 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Levando em conta os votos totais, Lula oscilou de 47% para 48% das intenções de voto, contra 42% de Bolsonaro. Os que pretendem votar em branco, nulo ou não vão votar somam 5%. Os indecisos representam 5%.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas de forma presencial entre os dias 23 e 25 de outubro e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR‐00470/2022.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

Segundo turno

Votos válidos

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 47%

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 42%
  • Brancos/Nulos/Não vão votar – 5%
  • Indecisos – 5%

Veja Mais