Ligue-se a nós

Sem categoria

Principal acusado pela morte de pastor na Tranasacreana vai enfrentar Júri Popular

Publicado

no

A juíza da 1ª Vara do Tribunal do Júri Popular da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, marcou para o próximo dia 10 de novembro, uma quarta-feira, o julgamento do líder da quadrilha da responsável por roubos e também pelo assassinato pastor e colono Raimundo Araújo Costa, assassino aos de 62 anos, em maio do ano passado. Ele foi morto com um tiro após ter a propriedade invadida, no quilômetro 70 da Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco.

Três pessoas foram presas pelo crime mas em novembro quem primeiro sentará no banco de réus é Gerson Feitosa Ferreira Júnior, que seria o líder do bando que invadiu a propriedade e executou o pastor. Os outros dois acusados, Raimundo Nonato Costa, o “Peteca”, de 38 anos, e Hualeson Ferreira Cavalcante, de idade não revelada, deverão ser julgados juntos, no ano que vem. O processo sobre o caso foi desmembrado em relação a Gerson Feitosa.

Os três foram identificados e presos quatro meses após o assassinato. O pastor Raimundo Araújo foi morto após uma série de roubos registrados na vizinhança, quando pelo menos 20 pessoas foram tacadas pelos assaltantes. Ao também ter sua casa invadida, o pastor reagiu e levou um tiro.

Gerson Feitosa Ferreira Júnior foi preso em outubro de 2021, cinco meses após o crime, por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. O mandado de prisão preventiva foi cumprido quando o acusado compareceu na sede da 1ª Regional, localizada na Região da Sobral, para prestar depoimento em outro processo.

Um dia antes do homicídio do pastor, o bando fez um arrastão no Ramal Macarajuba, que fica nas proximidades da propriedade em que vivia o religioso com sua família. Pelo menos 28 moradores foram rendidos e ficaram por quase nove horas em cárcere privado em um imóvel. No dia seguinte, a casa do pastor foi invadida e a invasão resultou em seu assassinato.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Indígenas do Acre montam cooperativa extrativista e geram renda nas aldeias

Publicado

no

Por

Em novembro de 2022, indígenas da etnia Ashaninka deram o ponta pé inicial para mudar a vida da comunidade do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.
Era criada a Associação Apiwtxa e Cooperativa Ayõpari dos Ashaninka no Centro Yorēka Ãtame.

A cooperativa foi criada em parceria com o projeto Amazon Appeal. No início de janeiro deste ano, o Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes da cooperativa comemoram a primeira produção agroindustrial de polpas de frutas de açaí.

Foto: Reprodução

Um das pessoas responsáveis pela criação da cooperativa, o líder indígena Francisco Piyãko, disse em entrevista ao site Epope, que a produção da cooperativa marca o agroextrativista do Acre, respeitando a floresta e os povos originários.

Foto: Reprodução

“Estamos procurando fazer com que nosso projeto comece a gerar sustentabilidade para manter a floresta de pé, nossos povos e famílias de pé, além das nossas culturas e tradições vivas”, disse.

Por Matheus Mello, ContilNet

Continuar Lendo

POLITICA

O Pai tá On: Nilson Areal aparece como preferido para prefeito nas eleições de 2024 em Sena Madureira, em enquete do YacoNews

Publicado

no

Por

Uma enquete realizada pelo YacoNews mostra que o ex prefeito de Sena Madureira Nilson Areal é o preferido, caso seja candidato a prefeito, para as eleições municipais que deverão acontecer em 2024.

Areal aparece com 25.1% das intenções de voto seguido do Vereador Elvis Dany e do empresário Bruno Rosela, ambos empatados com 21.9% em segundo lugar. Alípio Gomes, candidato do atual prefeito Mazinho, aparecem em terceiro lugar com 10.8% com menos da metade dos segundos colocados.

A vereadora Ivoneide Bernardino aparece em seguida com 10% ,  logo em seguida está o secretário de estado Cirleudo Alencar com 5.3% e depois vem o deputado eleito Gene Diniz com 5.2%.

Confira os numero da íntegra AQUI

Nilson Areal foi prefeito de Sena Madureira de 2005 a 2008. Reeleito, teve o mandato cassado em setembro de 2009, ficando afastado até março de 2011, quando foi reconduzido ao cargo.

Uma enquete também realizada no Instagram do YacoNews, Nilson Areal também aparece na liderança, seguido do vereador Elvis Dany, segundo colocado. Dany foi o vereador mais votado nas ultimas eleições municipais em Sena.

Confira:

Nas duas enquetes votaram 1.518 pessoas num período de 12 horas entre os dias 25 e 26 de Janeiro de 2022. Vale ressaltar que a enquete feita pelo site não tem validade de pesquisa eleitoral.

 

Continuar Lendo

POLICIAL

Em Manoel Urbano jovem de 22 anos acusado de incendiar casas é preso

Publicado

no

Por

Agentes da Polícia Civil de Manoel Urbano, interior do Acre, prendeu um jovem de 22 anos suspeito de ser um dos envolvidos em incêndios criminosos nas residências daquela cidade.

A captura do indiciado ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 25, e contou com o apoio do departamento de Polícia Civil de Rio Branco.

O homem dois mandados de prisão em aberto, um por furto qualificado, e outro pelo crime de incêndio, pois o autor foi identificado no ano de 2022 como um dos participantes de uma série de incêndios realizados nas casas da cidade, durante uma disputa entre organizações criminosas.

Quatro pessoas foram presas em outubro de 2022, acusadas de incendiarem quatro casas em Manoel Urbano, esse já é o quinto elemento capturado, mas as investigações não foram cessadas.

Com informações A Gazeta do Acre

Continuar Lendo

Trending