3 de junho de 2026

Rio Branco concederá gratuidade no transporte público no 2º turno das eleições

Rio Branco concederá gratuidade no transporte público no 2º turno das eleições

No primeiro turno das eleições algumas capitais do Brasil inclusive Rio Branco, concederam a gratuidade do transporte público no retorno para casa mediante a apresentação do comprovante de votação.

- Publicidade -

O ministro Luís Roberto Barroso já havia autorizado o benefício de forma liminar, alegando que a medida viabilizaria uma garantia constitucional do direito do voto. No último dia (19), o plenário virtual confirmou a liminar concedida por Barroso.

Depois de algumas declarações do Prefeito Tião Bocalom sobre Rio Branco adotar a medida também no segundo turno das eleições, o eleitor acreano ficou na dúvida se a gratuidade valeria apenas para a volta pra casa ou se o “passe livre para votação” também contemplaria a ida à seção de votação.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura existe um desejo do Prefeito Tião Bocalom em conceder a gratuidade no transporte público no domingo. Contudo, a prefeitura de Rio Branco está aguardando a liberação do TSE para que o “passe livre” no dia da votação seja liberado. Vale ressaltar, que a norma que está em vigor é a gratuidade no retorno para casa mediante a apresentação do comprovante de votação.