18 abril 2024

Casal é preso suspeito de dar abrigo ao 2º suspeito de envolvimento na morte de delegado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Civil prendeu, em Araguaína, um casal suspeito de dar abrigo ao segundo suspeito de envolvimento na morte do delegado da Polícia Civil do Amazonas Aldeney Goes Alves, de 47 anos. O crime aconteceu no dia 28 de outubro, em Belém (PA), onde a vítima passava as férias com a família.

O primeiro suspeito foi preso no último domingo (30) em Araguaína, durante abordagem a um ônibus que havia saído de Marabá (PA). A notícia da prisão foi divulgada no Twitter, pelo governador do Pará, Helder Barbalho. A publicação dizia o seguinte: “A Polícia Civil acaba de prender em Araguaína, no Tocantins, Deyvide José Santos, vulgo Jereba, acusado de participar do assassinato do Delegado do Amazonas […]”.

Na época, a polícia disse que estava em busca do segundo envolvido no assassinato. Nesta quarta-feira (2), policiais de Araguaína receberam informações das Polícias Civis do Pará e do Amazonas sobre um casal que estava abrigando o foragido.

Os policiais foram até a residência do casal, no Setor Universitário, para cumprir um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça paraense.

Assim que a equipe se aproximou da casa, o suspeito percebeu e conseguiu fugir pelos fundos. As equipes das Polícias Civil do Tocantins, Pará e Amazonas seguem as buscas para localizá-lo.

No local, os policiais verificaram que o casal estava dando abrigo ao fugitivo. “Constatamos que não havia nenhum tipo de vínculo familiar ou de amizade entre o suspeito e o casal, e que esse apoio estava sendo prestado por eles, tão somente devido ao vínculo criminoso, pelo fato deles pertencerem a mesma organização criminosa”, informou o delegado titular da 3ª DEIC de Araguaína, Romeu Fernandes.

Os moradores foram presos e conduzidos para uma delegacia, onde foram autuados em flagrante por organização criminosa e favorecimento pessoal.

O homem foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA) e a mulher para a 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde está aguardando vaga no sistema prisional feminino.

O assassinato

Delegado do Amazonas morre após ser baleado em Belém

Delegado do Amazonas morre após ser baleado em Belém

Por volta das 21h de sexta-feira (28), o delegado Aldeney Goes Alves foi assassinado enquanto estava dentro de uma farmácia no bairro da Sacramenta, em Belém. Nas imagens de câmeras de segurança, é possível ver ele efetuando um pagamento, quando dois criminosos entram no local.

Um suspeito está de bermuda azul e camisa preta e o outro está de calça e camisa e boné vermelho. Ambos chegam e vão direto ao caixa de pagamento, onde o delegado está.

Eles apontam as armas para o policial e tentam tirar algo das mãos dele. Na sequência, o homem de camisa preta e bermuda azul efetua vários tiros.

Aldeney Goes Alves cai no chão e os bandidos fogem rapidamente do local. A vítima chegou a ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, mas não resistiu.

O delegado era titular do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Aldeney Goes entrou na PC-AM em 2001 como investigador, e em 2011 foi empossado como delegado de polícia. Ao longo de sua carreira, foi titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

O corpo da vítima chegou a Manaus na noite de sábado (29). Colegas e familiares realizaram uma homenagem na sede do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Veja Mais