24 abril 2024

Lula volta a São Paulo após descanso na Bahia e deve liderar equipe de transição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou para São Paulo no fim da tarde deste sábado (5) depois de passar cinco dias na Bahia com a esposa Rosângela, mais conhecida como Janja.

A viagem a Porto Seguro se deu após a vitória nas urnas no segundo turno das eleições, no último domingo (30), contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na capital paulista, o petista deve receber o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) nesta segunda-feira (7) para dar continuidade às tratativas da transição de governos, em especial o anúncio dos nomes que irão compor a equipe de transição.

Até então, o ex-governador de São Paulo está à frente do processo de passada de bastão enquanto Lula tirava alguns dias de férias da campanha presidencial. Durante entrevista coletiva na última quinta, Alckmin afirmou que os principais critérios na escolha da equipe de transição de governo devem ser transparência, planejamento e continuidade.

“O presidente Lula é o presidente, é ele quem comanda todo o processo. Ele tirou uns dias de merecido descanso, está voltando no domingo e segunda-feira nós já vamos ter um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição”, disse.

Segundo revelou o analista de política da CNN Caio Junqueira, o vice-presidente eleito se reúne neste domingo com o Partido dos Trabalhadores (PT) para debater questões de transição

A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, além de preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República, a serem editados imediatamente após a posse.

Ainda nesta semana, Lula deve ir a Brasília para comandar a equipe e, em seguida, no próximo dia 14, deve viajar ao Egito para participar da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27.

Veja Mais