18 abril 2024

Suspeito que matou motorista de aplicativo em Rio Branco deve ser indiciado por roubo, diz polícia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A morte do motorista de aplicativo José Francisco Rodrigues das Chagas, de 31 anos, está sendo investigada pela Polícia Civil, em Rio Branco. Horas após o crime, dois suspeitos foram presos e confessaram o crime na Delegacia de Flagrantes. De acordo com o delegado Lucas Pereira, que investiga o caso, os dois acharam que matando a vítima seria mais fácil de fugir.

“No caso foi latrocínio, roubo seguido de morte. Não conseguimos constatar envolvimento de facção criminosa, mas não descartamos. O que concluímos, com dados preliminares, foi que duas pessoas chamaram esse motorista e, ao pegarem esse motorista, o abordaram, subtraíram bens dele e quando viram a oportunidade de matar ele para facilitar a fuga, eles o fizeram e foram conduzidos para a Defla. Lá confessaram o ato e já foram presos logo em seguida, então uma resposta efetiva e rápida da polícia para levarmos um pouco de justiça para a família dele”, disse.

O corpo de José Francisco foi achado no Ramal Santo Onofre, no Apolônio Sales, na capital acreana, na madrugada desta segunda. Segundo informações da Polícia Militar, ele estava desaparecido e a família já havia registrado o sumiço pelo 190.

Insegurança
No fim de semana, um motorista de aplicativo, identificado como Aldemir Cordeiro, também foi baleado em uma noite em que várias ocorrências foram registradas na capital. Ele estava trabalhando e, após percorrer algumas quadras no bairro Bahia Nova, próximo a parada final do bairro, vários homens tentaram pará-lo e ao desobedecer ao pedido, escutou disparos de arma de fogo.

Ele foi atingido na região lombar esquerda. O veículo aparentemente foi atingido com três disparos. O homem foi para a UPA da Sobral e de lá encaminhado ao Pronto-Socorro. Essa ocorrência foi registrada já na madrugada de domingo (27).

Com esses casos de insegurança, um grupo de 50 motoristas de aplicativo protestou por mais segurança em frente à Delegacia de Flagrantes de Rio Branco, no bairro Estação Experimental. O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira (28).

“Estamos aqui para protestar e mostrar para a sociedade e o poder público que nós, motoristas de aplicativos, estamos vulneráveis nesse trânsito, na segurança do nosso estado e não é a primeira morte, sabemos que houve mais mortes ano passado. Só essa semana foram três assaltos, estávamos agora aqui e teve um mototaxista fazendo um boletim de ocorrência, então, ontem [domingo, 27] tivemos um assalto no Bahia Nova, que a pessoa está hospitalizada ainda. Então, estamos reivindicando segurança do Estado”, pediu o motorista Francisco Silva, que esteve no ato.

Suspeitos presos
Segundo a PM, o corpo de José Francisco tinha marcas de perfurações. Contudo, apenas a perícia vai poder confirmar a causa da morte. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou a morte da vítima. Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também estiveram no local, assim como a perícia.

O veículo da vítima foi encontrado no início do ramal e encaminhado para o pátio do Departamento de Trânsito (Detran). Dois suspeitos foram presos pelo crime, sendo que o primeiro, de 21 anos, confessou e indiciou onde e quem seria o comparsa. Já no início da tarde, o segundo envolvido, de 22 anos, foi preso e levado à Defla, onde também confessou a participação. Os nomes não foram divulgados.

“No entanto, os policiais civis da equipe de pronto emprego, após as diligências preliminares sobre o caso, identificaram o conduzido como o autor do homicídio de José Francisco Rodrigues das Chagas, de 31 anos. Diante das informações obtidas através das investigações iniciais, foi possível efetuar a prisão em flagrante do suspeito, que também confessou o crime”, diz a nota.

Veja Mais