5 outubro 2024

Acre é autorizado a exportar carne bovina e suína para o Peru

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Acre recebeu autorização para exportar carne bovina e suína para o país vizinho, Peru. O anúncio foi feito na sexta-feira (22) pelo governador Gladson Cameli. A autorização tem vigência de três anos. A informação foi confirmada pela comunicação do governo.

A autorização foi dada após após a realização de vistoria na Agroindústria Dom Porquito e no Frigorifíco Frisacre Santo Afonso, onde foi constatado que os locais atendiam as exigências sanitárias para exportação de carnes suína e bovina desossadas e miudezas ao Peru.

Em 2017, o estado já havia recebido autorização para exportar carnes para o país vizinho após dois anos de negociações entre os Ministérios da Agricultura e Pecuária do Brasil e do país vizinho, mas, como o período também era de três anos, a autorização estava sem validade.

A autorização foi informada oficialmente pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do governo peruano, ainda na sexta (23), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa).

A presidência do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) comemorou a conquista e disse que o órgão teve papel fundamental e alegou que uma das grandes barreiras impostas pelo mercado peruano era a questão sanitária, que requer um trabalho muito rigoroso e que este vem sendo cumprido à risca pelo Idaf.

Ainda de acordo com o governo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) informou, em comunicado oficial, que em janeiro de 2023 uma comitiva da República Dominicana vem ao estado com interesse de habilitar mais um frigorífico para exportação de carnes.

Veja Mais