POR G1

Três dias após divulgar uma lista com parte de secretários para o segundo mandato de Gladson Cameli, o governo voltou atrás nesta sexta-feira (30) e anunciou um novo nome para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp). Sai o coronel da reserva da PM Paulo Cézar Rocha dos Santos, que ficou à frente da pasta por quatro anos, e assume o também coronel da reserva José Américo de Souza Gaia.
Segundo o governo, a mudança foi a pedido do ex-secretário Paulo Cézar dos Santos, que entregou o cargo. O coronel estava à frente da Sejusp desde 2019.
Em nota, o coronel agradeceu a oportunidade e disse que viveu um período intenso, ‘de muita dedicação e de pouco descanso, porém extremamente gratificante’.
“Ao meu sucessor e amigo, Cel PM Gaia, oficial exemplar e que detém um capital intelectual notável, deixo um sistema eivado de iniciativas estruturantes e com entregas agendadas no decorrer dos próximos seis meses que robustecerão as Forças de Segurança”, diz. Confira nota na íntegra abaixo.
O novo secretário da Sejusp tem 20 anos de experiência em administração e gestão de segurança pública. Ele foi subcomandante da Polícia Militar(PM-AC) com funções de comando na segurança de grandes eventos internacionais, como a Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014. Antes de assumir o cargo, Gaia ocupava o cargo de diretor da Força Nacional, em Brasília (DF).

Coronel Gaia assume a Sejusp em 2023 — Foto: Arquivo/Secom
Prévia lista
Na última terça (27), o governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou uma lista com parte do secretariado para liderar seu segundo mandato no estado, entre 2023 e 2026. Na lista, sem muitas mudanças, havia nomes que já estão no governo de Cameli e outros que retornam.
Das 15 secretarias, o governador definiu os nomes de nove. Há seis sem definição ainda.
Com a reforma administrativa aprovada pelos deputados, o governo deve ter as seguintes secretarias:
Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC – definido;
Secretaria de Estado de Governo – SEGOV – definido;
Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ – definido;
Secretaria de Planejamento – SEPLAN – definido;
Secretaria de Estado de Administração – SEAD – definido;
Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE – sem definição;
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP – definido;
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE – definido;
Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos – SEAMD – sem definição;
Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPROD – sem definição;
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas – SEMAPI – sem definição;
Secretaria de Estado de Obras Públicas – SEOP – sem definição;
Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo – SEHURB – sem definição;
Secretaria de Estado de Comunicação – SECOM – definido;
Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo – SEICETUR – definido.
Nota na íntegra do ex-secretário Paulo Cézar dos Santos:
À sociedade acreana, aos meus colegas gestores das Forças do Sistema de Segurança Pública, aos abnegados servidores da SEJUSP, a todos os operadores de segurança, aos meus amigos e, especialmente, a minha família,
Ao deixar ‘a pedido’ o cargo de Secretário Estadual de Justiça e Segurança Publica, venho a público agradecer inicialmente ao Governador Gladson Cameli pela oportunidade que me foi confiada para servir ao povo acreano.
Frise-se, que foi um período intenso, de muita dedicação e de pouco descanso, porém extremamente gratificante, em razão de ter acompanhado a dedicação dos operadores do sistema à causa da segurança pública e a incansável entrega dos servidores da SEJUSP para carrear melhorias logísticas, tecnológicas, sistêmicas e gestacionais para todos os órgãos que integram o referido sistema.
Ao meu sucessor e amigo, Cel PM Gaia, oficial exemplar e que detém um capital intelectual notável, deixo um sistema eivado de iniciativas estruturantes e com entregas agendadas no decorrer dos próximos seis meses que robustecerão as Forças de Segurança.
Por fim, a toda a sociedade muito obrigado e desculpe se não consegui atender as expectativas inerentes ao cargo.
Paulo Cézar Rocha dos Santos






