16 abril 2024

Em alusão ao Janeiro Branco, Iapen promove roda de conversa sobre saúde mental e equilíbrio emocional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alusão a campanha do Janeiro Branco, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) promoveu nesta quinta-feira, 26, no auditório da instituição, uma roda de conversa sobre saúde mental e equilíbrio emocional, por meio do Departamento de Reintegração Social, Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), e escritório social. Com a temática “A vida pede equilíbrio”, a conversa teve como público alvo cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema prisional.

Com um diálogo de acolhimento e ações reflexivas, a psicóloga de formação e ouvidora do Iapen, Macleine Melo destacou: “É necessário que cada um de nós adote autocuidados, a ideia é olhar para dentro, olhar para si de forma cuidadosa e generosa, esse movimento também contribui para otimizar as relações com os outros, seja em casa ou no trabalho”.

Berenice Montezuma, assistente Social e chefe da Divisão de Alternativas Penais e Atenção aos Egressos, disse: “Sempre é possível incluir uma nova história, e essa campanha em janeiro simboliza um recomeço, novos planos e perspectivas”.

Alguns servidores do Iapen também participaram do encontro, que marca o mês de conscientização da importância da saúde mental, que busca construir uma cultura de atenção para si. As campanhas mudam estereótipos, além de levantar questões sobre orientação, ajuda e o auto respeito.

Gestoras do Iapen. Foto: Cedida

“A roda de conversa com esse público já faz parte de várias ações que são desenvolvidas anualmente pelos profissionais técnicos da Ciap e Escritório Social que buscam levar conhecimento e informação a esta parcela da população que muitas vezes necessita de aprendizado e orientação para se desenvolver em sociedade e assim não cometer novos delitos”, afirma a assistente Social e Chefe do Departamento de Reintegração Social do Iapen, Liliane Moura.

“O Iapen acredita na transformação social por meio do acolhimento humanizado e continua atuando em diversas ações e serviços, nesse sentido, tendo em vista que isso é capaz de promover o cuidado com as emoções”, frisou o presidente do Iapen, Glauber Feitoza.

Por Agencia de Noticias do Acre

Veja Mais