28 março 2024

Fiéis celebram Dia de São Sebastião com procissão em Rio Branco e Xapuri, no interior

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aposentada Guiomar Mendes Rodrigues, de 83 anos, saiu de casa na tarde desta sexta-feira (20) para um compromisso muito importante: pagar uma promessa feita a São Sebastião. Em procissão, ela e milhares de outros fiéis saíram da paróquia que leva o nome do santo, no bairro Aviário, em Rio Branco, para uma peregrinação de mais de 2,5 quilômetros com cânticos, rezas e agradecimento.

A caminhada religiosa encerra a Festa de São Sebastião. Antes da procissão, os fiéis participaram de uma missa na paróquia.

Aposentada Guiomar Mendes Rodrigues cumpre promessa em procissão — Foto: Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre

Aposentada Guiomar Mendes Rodrigues cumpre promessa em procissão — Foto: Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre

Em Xapuri, cidade que tem o santo como padroeiro, milhares de moradores participaram da missa e devem sair em procissão no início da noite desta sexta pelas principais ruas do município.

De vestido vermelho e acompanhada de uma amiga, Guiomar agradeceu pelo milagre da cura. Ela esteve internada com pneumonia ano passado e conseguiu se recuperar para caminhar pela benção. “Minha amiga fez a promessa para me acompanhar no Dia de São Sebastião, atrás dele e de vermelho. Graças a Deus, estou pagando a promessa”, confidenciou.

Esse ano, a festa teve como tema “São Sebastião, ajuda-nos a construir um mundo solidário e sem fome”, e iniciou a programação no último dia 8 com missa e carreata pelas ruas do bairro Aviário.

A auxiliar de limpeza Maria Mardila Gomes também pagou uma promessa na procissão após a mãe voltar a enxergar. Ela contou que a mãe tinha perdido a visão, mas voltou a ver depois que ela fez um pedido ao santo. “É uma graça recebida, um pedi a São Sebastião que, com a intercessão dele, possamos receber a benção da saúde”, comemorou.

São Sebastião, Xapuri — Foto: Quésia Melo/Rede A,mazônica Acre

São Sebastião, Xapuri — Foto: Quésia Melo/Rede A,mazônica Acre

Xapuri
Em Xapuri, a caminhada religiosa começou com atraso nesta sexta. O início estava previsto para às 17h e iniciou após às 18h. Fiéis levaram sob os ombros uma imagem de São Sebastião. Desde o início da pandemia, essa é a primeira vez que a procissão volta a encerrar a festa no interior.

Em cumprimento aos protocolos sanitários, nos últimos anos, os organizadores substituíram a procissão por uma carreata para evitar a disseminação da Covid-19.

Procissão em Xapuri começou com atraso e reuniu milhares de moradores nesta sexta-feira (20) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Procissão em Xapuri começou com atraso e reuniu milhares de moradores nesta sexta-feira (20) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

São Sebastião é um dos santos mais conhecidos entre o povo brasileiro, segundo a igreja, um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições. Por causa de sua intercessão e milagres obtidos, ele se tornou padroeiro de muitas cidades e bairros por todo o Brasil.

Nesta sexta, houve missa às 7h, às 10h e às 16h. Também na parte da tarde, às 14h, ocorreu um bingo presencial de 40 bezerras. Haverá também um leilão de gado e quermesse encerrando a festa.

Colaboraram Consuela Gonzalez e Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre.

Veja Mais