26 abril 2024

Militares estaduais ministram instruções de sobrevivência em ambiente de selva para universitários

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Foto: Cedida

Vinte alunos do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), passaram por uma experiência única em suas vidas durante a sexta-feira, 20, e o sábado, 21. Os acadêmicos receberam instruções de sobrevivência e primeiros socorros em ambiente de selva, ministradas por profissionais da Polícia Militar do Acre (PMAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

A área de Selva escolhida para a realização das instruções foi o Centro Cultural Padrinho Sebastião Mota de Melo, onde foram repassadas noções de orientação e navegação, construção de abrigos, obtenção de fogo e alimentos, entre outras. Por parte da PMAC, o minicurso foi ministrado por militares da Companhia de Operações Especiais (COE), que possuem vasta experiência teórica e prática no quesito de sobrevivência em ambiente de selva.

Foram ministradas instruções para obtenção de fogo. Foto: Cedida

Mateus Nogueira, 20 anos, está cursando o terceiro período de Engenharia Florestal. Para ele, a instrução é de fundamental importância para sua formação acadêmica. “Eu adquiri bastante conhecimento sobre como fazer fogo, me localizar, obter comida e água, além da elaboração de acampamentos com recursos disponíveis da floresta”, disse o estudante agradecido as instituições militares.

As instruções de sobrevivência foram ministradas por militares do COE/Bope. Foto: Cedida

Tenente Thalles Campos, comandante da COE, tem em seu currículo o Curso de Operações Especiais (COEsp). Para ele a instrução é fundamental para vida de quem mora em meio a Floresta Amazônica. “Vivemos em um ambiente de matas ao nosso redor, e uma instrução como essas serve para você ter conhecimentos mínimos para sobrevivência, sendo fundamental para própria atuação deles [estudantes] enquanto engenheiros florestais, caso um dia venham a se perder na região de mata”, destacou o militar.

Instruções também ocorreram no período noturno. Foto: Cedida

Além das instruções teóricas, os acadêmicos tiveram a parte prática, em que tiveram a oportunidade de em campo fazer o que foi ensinado. Divididos em grupo, os estudantes passaram uma noite na região de mata, desfrutando daquilo que a natureza oferece aos moradores da Floresta Amazônica.

Por Agência de Noticias do Acre

Veja Mais