18 abril 2024

Simone Santiago é reconduzida para o cargo de defensora pública geral do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Homenagens e reconhecimento marcaram a solenidade de posse de recondução da defensora pública geral do Estado do Acre, Simone Jaques de Azambuja Santiago, realizada na tarde desta quarta-feira, 25, no auditório do Sebrae, em Rio Branco. A cerimônia também foi transmitida ao vivo através do canal oficial da instituição no YouTube.

Azambuja foi empossada pela vice-governadora Mailza, que na oportunidade externou votos de profícua gestão e ressaltou o compromisso para o fortalecimento da instituição.

“Desejamos sucesso, bom desempenho como tem feito até aqui, êxito, muita força pelas dificuldades que porventura virão, mas você é muito forte e destemida cuidará muito bem. Grata pelo seu trabalho e que a Defensoria cada dia mais faça tudo que precisa ser feito pelas pessoas que mais precisam”, disse a vice-governadora Mailza.

Simone Santiago atua na Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) desde 2002 e integra a administração superior desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública geral. Em 2021 foi eleita defensora-geral por dois anos, após a recondução no cargo, por igual período, conduzirá a instituição até 2025.

Nos dois primeiros anos de gestão, a defensora-geral investiu na área de tecnologia e informação com criação de sistemas para otimização dos serviços, ampliação dos projetos sociais e do número de defensoras e defensores públicos para atuarem no interior do Acre.

Em seu discurso, a defensora-geral, Simone Santiago, frisou que “continuaremos exercendo uma gestão integrada e compromissada que busca da eficácia na realização do nosso trabalho, baseada, desde o princípio em uma gestão democrática para que todos os membros possam compartilhar suas ideias e juntos possamos desenvolver os projetos colocando-os em ação”.

“Esta missão que tenho como propósito de vida, faz meu coração pulsar e acreditar que estamos trilhando o caminho certo. Toda doação, trabalho e dedicação refletem o amor que sinto por atuar nesta Defensoria Pública”, destacou.

Durante a cerimônia, a defensora-geral foi homenageada pelo filho e também por servidoras que fizeram um vídeo de depoimentos agradecendo pelos relevantes serviços prestados frente à Defensoria Pública. A subdefensora-geral, Roberta Caminha e a corregedora-geral, Fenísia Mota, também prestaram homenagem à defensora-geral.

O que disseram

Antônio Araújo- Presidente, em exercício, da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre “Hoje a Defensoria Pública do Estado do Acre vive um momento de progresso institucional, guiada no sonho de antigos gestores e realizada atualmente na gestão da Dra Simone Santiago, Dra Roberta Caminha e demais membros”.

Rivana Ricarte- Presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos “Que possamos seguir juntos com o apoio associativo da Anadep para que a gente una forças e faça reverberar no estado do Acre, o nosso tema da campanha nacional que onde há Defensoria, há justiça e cidadania (…) Que possamos ter a nossa instituição cada vez mais reconhecida como indispensável para consolidação deste estado democrático de direito e amplo desenvolvimento social da população”.

Waldirene Cordeiro- Presidente do Tribunal de Justiça do Acre “Seu jeito simples, seu momento de fé e direção com certeza nos serve de guia e de exemplo a ser trilhado. O seu amor pelas causas que a senhora desenvolve e que engrandece o ser humano na sua missão institucional, e que dessa forma com certeza prosseguirá em exercitar com a maestria que lhe é peculiar, essa função nobre que é possibilitar o acesso à justiça aos menos favorecidos, hipossuficientes e vulneráveis”.

Pedro Longo- Deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Acre “Em nome de todos os meus colegas, quero desejar muito sucesso a nova gestão continuem contando com a Assembleia Legislativa em todos os momentos, acho que conseguimos avançar muito, questões orçamentárias, de estruturação da carreira, então sempre temos tido esse olhar de compromisso. Quando vamos a um município, um lugar isolado nós verificamos que sem a Defensoria grande parte da nossa população não teria acesso à justiça, essa é a grande realidade, sem Defensoria não há prestação de justiça”.

Danilo Lovisaro – Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre “Existe uma instituição fortalecida, existe uma organização administrativa. Fiquei muito encantado quando a Dra Simone me chamou para conhecer a sede atual da Defensoria Pública, como está bonito, bem organizado, como tem detalhes e talvez estes do toque feminino que mostram a organização da Defensoria Pública do Acre, nesta gestão”.

Rodrigo Aiache- Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre “Temos algo em comum, somos todos advogados, defensores do bem, da liberdade, da honra e da vida daqueles que clamam por justiça (…) Penso que seja tempo de colher as várias sementes que foram plantadas, a senhora Dra Simone tem colhido e vai colher muito mais, desejo de todo coração votos de muito sucesso na gestão, muito êxito”.

Também prestigiaram o evento, o procurador geral do Estado do Acre, Marcos Antônio Motta, o defensor público-chefe da União, Gabriel Arruda Araújo, a deputada federal Meire Serafim, a reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, além de demais representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, secretários estaduais e municipais, membros e servidores da DPE/AC, comunidade acadêmica e demais convidados.

Perfil

Simone Jaques de Azambuja Santiago é natural de Alegrete-RS, graduada em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Alegrete-RS (1991), graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (1999), com especialização em Direito Processual Civil (2003), possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e atualmente é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Também é professora efetiva do Curso de Direito na Universidade Federal do Acre e professora do Curso de Direito no Centro Universitário Uninorte.

POR ASCOM

Veja Mais