28 março 2024

Conselheiro da OAB/AC e pecuaristas estão entre os presos acusados de roubo de gado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O advogado Ismael Tavares da Costa, de 40 anos, foi um dos presos provisoriamente numa operação da Polícia Civil que investiga desde o ano passado uma quadrilha responsável pelo roubo de gado em vários municípios acreanos. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10. O jurista é Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) e foi candidato a vereador nas eleições de 2020 pelo Podemos onde obteve 962 votos.

De acordo com as investigações, o roubo acontecia nos municípios de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Manoel Urbano e Porto Acre. Segundo a polícia, 15 pessoas foram presas e o grupo era formado por pecuaristas e o advogado. Outros devem ser presos no decorrer do dia.

“Esse grupo é formado por várias células e cada uma tem uma liderança. Esse advogado era um deles e tinha até um caminhão para o transporte do gado furtado”, diz Diones Lucas, delegado responsável pelas investigações.

A expectativa da polícia é que milhares de cabeças de gado tenham sido furtadas. O delegado disse ainda que há pessoas influentes que fazem parte da quadrilha. “Existem pessoas influentes no meio, entre empresários e pecuaristas. Durante as investigações ficou claro que essa quadrilha se instalou na região do Caquetá”, afirma.

Além da prisão dos 15 suspeitos de integrar a quadrilha, também foram apreendidos 2 carros, 3 caminhões, 2 motos e 6 aparelhos de celular.

A reportagem teve acesso a lista com os nomes dos acusados que foram presos temporariamente, pelo prazo de cinco dias, e preventivamente, de no mínimo 30 dias. O espaço segue aberto caso os citados queiram se manifestar.

Prisões temporárias:

Aldair Francisco Batista Campos, Paulo Sérgio Batista, Ronilson Alves Batista, Geovane de Oliveira, Daniel Pinheiro de Souza, Marcos Antônio Batista, Luiz Gustavo do Nascimento, Douglas Cristo Brizola, Ronilson Alves Batista, Rodrigo Belo da Silva, Antônio Fernandes Belo Silva, Ismael Tavares da Costa, Gilberto Carrara, Edicleido Braga Lima, Elivan Cajazeira Teles, Carlos Vinícios de Lima, Paulo Ferreira da Silva, Jônatas Oliveira Aragão; Francisco Pereira de Souza, Erik Cavalcante de Freitas e André Luiz Batista Severino.

Prisões preventivas:

Vanderley Zanelato Joaquim, Everson Costa da Silva, Atacilio Peixoto de Almeida, Alex Moura da Silva, William da Silva Gomes, Ortênio Rodrigues e Marcos Antônio da Silva Pereira.

 

Ac24horas

Veja Mais