Uma importante novidade para os municípios do interior do Acre, Tarauacá e Feijó, é a chegada de duas novas linhas e subestações de energia. O primeiro trecho vai ser entregue em maio, 22 meses antes do prazo previsto.
A iniciativa faz parte de um projeto do Ministério de Minas e Energias para implementar 673 quilômetros de linha de transmissão entre Rio Branco, Tarauacá, Bujari, Manoel Urbano, Feijó, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. O prazo da entrega final da obra está previsto para 2025.
“Esse é um projeto importante para incluir os municípios do interior no sistema interligado de energia. Além disso, vai ter um impacto positivo no desenvolvimento dessas cidades com a geração de emprego e renda”, declarou o governador Gladson Cameli.
De acordo com Ricardo Xavier, diretor presidente da Energisa no Acre, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, durante a construção das obras da Distribuidora foram gerados mais de 200 empregos indiretos em todas as fases da construção.
O projeto conta também com investimentos da empresa Transmissora Acre, que vai atuar na transmissão elétrica no estado.
“Essas novas linhas vão possibilitar o desligamento das usinas termelétricas que funcionavam nessas cidades. Teremos praticamente zero impacto ambiental na transmissão elétrica agora que vamos integrar esses municípios no sistema interligado”, frisou o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem.
Por Agencia de Noticias do Acre