25 fevereiro 2024

Pescador captura lagosta azul raríssima na Irlanda do Norte: chance é uma em dois milhões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Um pescador ficou atordoado depois de capturar uma lagosta azul incrivelmente rara do oceano. Stuart Brown, 28, de Bangor, County Down, na Irlanda do Norte, disse que a captura foi “uma surpresa para todos”.

A notável criatura foi encontrada perto do Farol de Blackhead, porém, como era pequena demais, ele tirou as fotos e a devolveu para o lago.

Ele disse: “Ainda está em algum lugar no lago, nadando o mais feliz possível. Espero que, se alguém o pegar, eles o devolvam também.”

Descrevendo a descoberta, ele disse: “Eu deslizei o pote para o tripulante que o levantou e ele fez um comentário: ‘Isso é muito azul’. Stuart começou a pescar quando tinha 11 anos e contou que já encontrou muitas lagostas que não parecem ‘normais’, são mais ou menos vermelhas, mas nada azul. “Pesquisei no Google para ver como era raro, e havia uma chance em dois milhões de pegá-lo”, disse ao Daily Star.

Pescador captura lagosta azul raríssima na Irlanda do Norte: chance é uma em dois milhões — Foto: Reprodução/Facebook

Pescador captura lagosta azul raríssima na Irlanda do Norte: chance é uma em dois milhões — Foto: Reprodução/Facebook

As diferenças genéticas podem fazer com que algumas lagostas tenham uma cor diferente da variedade marrom ou vermelha mais comumente encontrada. Os cientistas calculam que a chance de pegar uma lagosta azul é de cerca de uma em dois milhões, o que significa que realmente foi o dia de sorte de Stuart.

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui.

Veja Mais