24 maio 2024

Campanha Março Lilás realiza mais de 3 mil exames preventivos em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura de Sena Madureira encerrou ontem (29) a primeira edição da Campanha Março Lilás, que visa a prevenção ao câncer de cólon do útero. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Coordenação do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

A campanha teve como tema “A vida sendo cuidada por onde ela iniciou” e buscou incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos, uma vez que o câncer de colo do útero é um dos tipos mais comuns e que mais matam mulheres em todo o mundo. Segundo dados da SEMSA, somente em 2022 foram realizados mais de 03 mil exames preventivos no município.

A solenidade de encerramento ocorreu na Unidade Básica de Saúde Elson Damasceno, situada na região central da cidade, e contou com a presença da gestora da pasta da saúde, Nildete Lira, da Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Sizene Nunes, da Coordenadora da USB local, Dorys Areal, além de médicas, enfermeiras e demais servidores da SEMSA.

Durante a cerimônia, a gestora da pasta da saúde destacou a importância da campanha e agradeceu a todos os envolvidos pela dedicação e empenho nas ações realizadas. “Foi o primeiro ano em que nós realizamos a campanha Março Lilás, uma ação importante que visa a prevenção a um dos cânceres que mais matam mulheres no mundo. disse Nildete Lira.

A Campanha Março Lilás é uma iniciativa importante para a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, uma vez que a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. A SEMSA de Sena Madureira demonstrou compromisso e empenho na realização da campanha, e os resultados alcançados mostram que a prevenção é a melhor forma de combater essa doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

Veja Mais