25 maio 2024

Educação promove formação pedagógica a professores do ensino médio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
O evento abordou temas relacionados ao novo ensino médio e ensino híbrido. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Professores de ensino médio da rede estadual, tanto de escolas urbanas quanto rurais, participaram nesta segunda-feira, 6, e terça, 7, de uma formação pedagógica na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco.

O evento teve como foco a preparação para o início do ano letivo, que se inicia no dia 13 de março, e abordou temas relacionados ao novo ensino médio – recomposição de aprendizagem, eixos estruturantes, rotas de aprofundamento e ensino médio híbrido.

Entre as oficinas oferecidas, “Das tecnologias digitais para as educacionais: do presencial ao híbrido – possibilidades educacionais”, ministrada por Salete Bandeira, doutora em Educação em Ciências e Matemática e  docente da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Outro tema abordado foi a importância das competências socioemocionais, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o palestrante Antônio Igo Barreto Pereira, doutor em Educação e também docente da Ufac, que discutiu como essas competências podem ser desenvolvidas na prática educacional.

A Jornada Pedagógica promoveu oficinas e palestras aos professores do ensino médio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A saúde mental e a qualidade de vida dos professores também foram tema de uma das palestras, ministrada por Antônio Anderson de Souza, representante da Secretaria de Estado de Educação.

A formação ainda contou com a palestra “Viagem ao mundo do empreendedorismo”, ministrada por Andrea Campelo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Temos a mudança do novo ensino médio e é essencial que a gente receba essas orientações nas formações”, pontuou Luís Carlos Silva, professor da Escola Humberto Soares.

Com a formação, os professores estão mais preparados para o início do ano letivo, buscando um ensino mais moderno, dinâmico e conectado às necessidades e interesses dos alunos.

A formação foi realizada na Escola Armando Nogueira, em Rio Banco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A ideia dessa jornada pedagógica é trabalhar com as equipes gestoras, representantes da SEE nos municípios e os docentes. E o processo vai se estender ao longo do semestre, em forma de mentorias, que são grupos de estudo por componentes”, explicou Danielly Matos, chefe do Departamento do Ensino Médio da pasta.

Por Agencia de Noticias do Acre

Veja Mais