25 maio 2024

Equipe do Iapen-AC realiza mutirão de atendimento para presos em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

Mutirão de atendimentos na penitenciária de Sena Madureira. Foto: Danna Anute/Secom

Nesta terça-feira, 21, a equipe multiprofissional do setor de Reintegração Social do Instituto de Administração do Acre (Iapen-AC) realizou um mutirão de atendimentos nas áreas de assistência social, diagnóstico de escolaridade e triagem de saúde para 450 custodiados do presídio de Sena Madureira. Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, a equipe utilizou um ônibus cedido para a ação.

O objetivo do mutirão é atender a demanda reprimida na educação e saúde prisional, garantindo assim os direitos sociais dos custodiados. A assistência social do Iapen trabalha na entrega das carteiras de identificação para os presos que não possuem o documento, além de orientar sobre a participação em programas sociais e cursos profissionalizantes.

Durante os atendimentos, uma equipe do núcleo de Ensino de Medida Socieducativa e Prisional da Secretaria de Educação de Sena Madureira e Rio Branco esteve presente realizando um diagnóstico educacional. Já a chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Suarez, orientou os presos sobre higiene e cuidados na prevenção de doenças.

Segundo a chefe de Reintegração Social, Liliane Moura, o mutirão é uma forma de cumprir a meta do Iapen de verificar as demandas e acolher as necessidades da população carcerária, regularizando as pendências na saúde, educação e serviço social. O diretor prisional de Sena Madureira, Jair Silva, enfatizou a importância do levantamento para efetivar o papel da instituição, que não se limita à manutenção da ordem e ao cumprimento da pena na unidade.

 

 

Veja Mais