Nesta quinta-feira, 23, o governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), lançou o Programa Novo Olhar. O projeto tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes para reeducandos do sistema prisional do estado.
A diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, explicou que o programa é prioritário para a reinserção das pessoas com privação de liberdade no mercado de trabalho. A assinatura do termo de cooperação entre Ieptec e Iapen garante a oferta de 30 cursos de capacitação para 1.900 reeducandos.
O gestor do Iapen, Glauber Feitoza, afirmou que é importante o governo possibilitar a qualificação técnica e que todas as ações do sistema prisional possam ser voltadas para o melhor cumprimento da pena.
Durante a cerimônia, 13 apenados receberam certificados do curso de marceneiro oferecido pelo centro da Rede Ieptec, Roberval Cardoso. O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, ressaltou a importância da união entre as secretarias para garantir a certificação. Ele afirmou que agora, quando estiverem em liberdade, os reeducandos poderão ter um emprego.
O concludente do curso de marcenaria, A.L.S., agradeceu ao Ieptec pela oportunidade e disse que agora poderá sair com uma nova vida e se reintegrar à sociedade.
O secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, representou o governador Gladson Cameli e destacou a importância do Programa Novo Olhar para preparar a população para o mercado de trabalho.