25 maio 2024

IAPEN/AC investiga conduta de servidores após flagra de viatura em distribuidora de bebidas na capital

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta semana mostra uma viatura do Instituto de Administração Penitenciária parando em frente a uma distribuidora de bebidas, localizada próxima a escola Armando Nogueira, em Rio branco. O vídeo mostra um possível servidor da instituição descendo do veículo e entrando na loja para comprar bebidas, enquanto não está uniformizado, usando apenas uma blusa e bermuda.

As imagens chamaram a atenção de muitas pessoas nas redes sociais, que questionaram a conduta do servidor e a utilização da viatura para fins pessoais. A reportagem do site Na Hora da Notícia entrou em contato com o diretor da instituição, Galuber Feitoza Maia, que se pronunciou sobre o assunto.

Feitoza afirmou que a instituição não compactua com nenhum tipo de ato que venha a comprometer a lisura da administração pública e que medidas administrativas serão tomadas. Ele ainda disse que o caso já foi encaminhado à corregedoria e um procedimento de apuração dos fatos será instaurado.

O diretor também esclareceu que os servidores envolvidos ainda não foram identificados, mas que a corregedoria irá fazer o levantamento e chamar para as oitivas, para tomar todas as medidas necessárias e, caso comprovada a ação, proceder com sanções administrativas.

A utilização de viaturas públicas para fins pessoais é considerada uma conduta irregular e pode configurar um ato de improbidade administrativa. Essas situações devem ser investigadas e, se comprovadas, os responsáveis podem ser penalizados.

Diante desse episódio, é importante lembrar a todos os servidores públicos a importância da ética e da transparência no desempenho de suas funções. O uso inadequado de recursos públicos compromete a confiança da população nas instituições e pode trazer consequências graves para os envolvidos.

Veja Mais