22 maio 2024

Rio Iaco volta a subir em Sena Madureira após breve queda no nível das águas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Crisitinaira Menezes/YacoNews

O Rio Iaco voltou a apresentar aumento no nível das águas após uma leve redução. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPEDEC), na manhã desta sexta-feira, dia 31, o rio chegou a marca de 15,38 metros.

Embora a subida do nível das águas não tenha sido significativa, é importante que a população esteja sempre atenta aos alertas e orientações da Defesa Civil. Vale lembrar que a cota de alerta para o Rio Iaco em Sena Madureira é de 14 metros, e a cota de transbordamento é de 15,20 metros. Ou seja, a situação ainda é preocupante e exige atenção das autoridades e da população local.

O rio já afetou diversas famílias do município, com 25 sendo atingidas pela cheia, sendo que 71 estão desabrigadas e outras 5 estão desalojadas. Os bairros afetados são Praia do Amarílio, Bom Sucesso, São Felipe, Cafezal e Centro.

A região tem sido afetada por fortes chuvas, o que tem provocado o aumento do nível dos rios e causado transtornos para as comunidades ribeirinhas. A Defesa Civil tem trabalhado em conjunto com outros órgãos para monitorar a situação e garantir a segurança da população.

É importante destacar que a preocupação com o nível dos rios e as condições climáticas deve ser constante, pois as mudanças climáticas têm provocado eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos. Dessa forma, é fundamental que a população esteja sempre preparada e atenta aos alertas e orientações dos órgãos competentes para evitar situações de risco.

Veja Mais