24 maio 2024

Parque Chico Mendes tem novo integrante: um filhote de anta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), anunciou que a família de antas do Parque Chico Mendes formada pela mãe Flor, o pai Bruno e o filho Bruno Júnior de 2 anos, está com um novo integrante, isso, porque no dia 22 de janeiro a mãe anta deu luz a um filhote macho.

Segundo a gestão do parque, a reprodução da anta é lenta, são 13 meses de gestação para o nascimento de um único filhote, que demora cerca de dois anos para se tornar totalmente independente. Por isso, o filhote de anta, que ainda não teve o nome escolhido, vai passar um tempo na maternidade, com sua mãe. Onde diariamente, os tratadores e veterinários o observam para ver se ele está crescendo adequadamente, se está se alimentando bem e como está sendo o desenvolvimento no geral.

De acordo com Marinara Justo, auxiliar administrativa do Parque, essa é a segunda gestão da Flor em cativeiro, o que significa que o manejo, o ambiente e a alimentação estão adequados, propiciando aos animais um local agradável em que eles consigam exercer comportamentos naturais, como o de acasalamento.

Para aqueles que estão na expectativa para visitar o mais novo caçula do Parque, Marinara pediu um pouco de paciência, tendo em vista que o animal precisa de alguns cuidados antes de conviver com os demais de sua espécie.

“Como ele é muito novinho e precisamos estar avaliando, garantir a saúde dele, a estimativa é que ele possa ser visto em três meses”, explicou.

Por ser o maior mamífero terrestre da América do Sul, podendo pesar entre 200 e 300 kg, a anta é herbívora e conhecida como jardineira da natureza, pois, ao se alimentar dos frutos das árvores e arbustos, espalha as sementes pelo caminho, contribuindo essencialmente para a biodiversidade.

Por Assessoria

Veja Mais