24 maio 2024

Rio Acre recua e desabrigados começam a voltar para casa em Assis Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

O nível do Rio Acre em Assis Brasil, no estado do Acre, baixou mais de 2 metros na manhã deste domingo (26), trazendo alívio para a população local, que vinha sofrendo com as cheias do manancial e de dois igarapés que transbordaram, atingindo casas, comércios e lojas na cidade. A Defesa Civil informou que 97 famílias, totalizando 493 pessoas, estavam desabrigadas e foram levadas para três abrigos montados pela prefeitura em um ginásio e duas escolas.

A partir da manhã deste domingo, as equipes de assistência iniciaram a operação de retorno para casa dos desabrigados, mas a ação foi suspensa devido à forte chuva que atinge a região. “A questão do rio, ele não sobe mais. Agora é seca e ir para seu leito sentido Brasileia. Enquanto a chuva aqui, estamos esperando que ela, até mais tarde, passe. Esteve torrencial, mas agora está branda”, destacou o coordenador da Defesa Civil local, Edmilson Lopes Júnior.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, decretou situação de emergência por conta da cheia no final da tarde de sábado (25), com validade de 180 dias. Os bairros mais afetados foram Centro, Cascata, Plácido de Castro e Bela Vista. A redução do nível do Rio Acre traz alívio para a população, mas ainda é necessário acompanhar a situação da região, especialmente em relação às condições climáticas.

Veja Mais