22 maio 2024

Rio Branco (AC) está entre as piores cidades do Norte no Ranking do Saneamento 2023, diz estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

O Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados apresentou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil, e mostrou que a região Norte apresenta um desempenho negativo, com oito municípios entre as 20 piores colocadas. Rio Branco (AC) é uma dessas cidades e tem um dos piores desempenhos em relação ao atendimento de água tratada.

De acordo com o relatório, quatro municípios da região Norte têm níveis de atendimento de água tratada inferiores a 50%, sendo que Rio Branco tem um percentual de apenas 26,05%. Além disso, nenhum município entre os 20 piores apresentou um indicador de coleta de esgoto próximo dos 90% de cobertura, meta prevista em lei para ser alcançada até 2033. O indicador médio de atendimento para o grupo dos 20 piores é de 29,25% de coleta, valor bastante inferior à média nacional, de 55,8%. Em relação ao tratamento de esgoto, dois municípios não tratam volume algum do esgoto produzido, sendo um deles a capital de Rondônia, Porto Velho.

Além disso, observa-se que a região Norte tem grandes desafios para alcançar as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento até 2033, que é fornecer o atendimento de água potável para 99% da população e fornecer os serviços de esgotamento sanitário para 90% dos habitantes. O relatório ainda mostra que muitos municípios ocuparam as 20 piores posições nos últimos dez anos, o que evidencia a necessidade de ações efetivas para melhorar o saneamento básico nessas cidades.

É importante ressaltar que o acesso ao saneamento básico é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população, além de ser um aspecto importante para o desenvolvimento econômico e social das cidades e do país. Portanto, é necessário investir em políticas públicas e em ações para garantir o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto para a população, especialmente nas regiões com desempenho mais baixo, como é o caso da região Norte.

Tabela – 20 piores municípios do Ranking do Saneamento 2023

 

Veja Mais