22 maio 2024

Tráfico internacional: Peruano é preso na rodoviária de Rio Branco com 120 caixas de remédio tarja preta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em uma ação de combate ao tráfico de drogas, a Delegacia da 2° Regional prendeu, nessa segunda-feira, 6, um homem de nacionalidade peruana, que transportava 120 caixas de do remédio Sibutramina Monoidratada, uma substância tarja preta, utilizada para o tratamento de obesidade.

A prisão foi realizada na rodoviária de Rio Branco. Segundo o delegado Samuel Mendes, o peruano de 20 anos foi apreendido em trânsito, tendo saído da cidade de São Paulo com destino final à cidade de Lima, no Peru.

O Sibutramina Monoidratada é uma substância de uso controlado, cujo armazenamento e comercialização precisam de autorização. Além disso, para a utilização, é necessário o controle de receita médica. O transporte internacional do medicamento é ilegal, de acordo com a Portaria n° 344, do Ministério da Saúde, que aponta a substância como psicotrópica, sujeita à controle especial, por conta do aumento de níveis das substâncias químicas no corpo, gerando dependência para quem utiliza.

O acusado responderá pelo crime de tráfico de drogas, com aumento de pena pela transnacionalidade do delito, por estar transportando o medicamento do Brasil ao Peru, o que configura tráfico internacional de drogas, cuja pena de reclusão varia de 5 a 15 anos.

por Da Redação/Gazeta do Acre

Veja Mais