25 maio 2024

Nível do Rio Acre volta a apresentar redução em Rio Branco, informa Defesa Civil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Pedro Devani/Secom

O Rio Acre atingiu a marca de 17,71 metros na capital acreana nesta segunda-feira, de acordo com a última medição da Defesa Civil. Embora tenha havido uma redução de 1 cm em relação à medição de domingo, quando o nível do rio atingiu 17,72 metros às 18h, ainda é um nível crítico que requer atenção.

As chuvas intensas que ocorreram na região de Rio Branco a partir de 23 de março causaram a subida do nível das águas de rios e igarapés, incluindo os igarapés do Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins Batista, Fundo e Liberdade, que transbordaram, deixando centenas de famílias desabrigadas e desalojadas em 90 bairros da capital acreana.

Além disso, a cheia do Rio Acre afetou também os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. No entanto, neste domingo, o rio permaneceu abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil e Brasileia.

É importante ressaltar que as cheias são eventos naturais que podem ocorrer periodicamente em áreas próximas a rios e que é necessário que as autoridades locais monitorem constantemente o nível das águas para que a população seja alertada e possa se preparar com antecedência. A população deve seguir as orientações das autoridades e estar atenta aos avisos de alerta para garantir sua segurança.

Veja Mais