Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais nesta quinta-feira, 27 de abril, mostrou dezenas de bezerros mortos jogados próximo à Engecril, localizada na Valdomiro Lopes, no bairro Conquista, em Rio Branco, capital do estado do Acre. A situação teria ocorrido na quarta-feira, 26 de abril.
Segundo informações, o motorista do caminhão envolvido parou e os colaboradores desceram para recolher os corpos dos animais. No entanto, a situação causou revolta nas redes sociais, com ativistas pelos direitos dos animais chamando a atenção das autoridades responsáveis pela fiscalização, como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF), o Ministério Público do Acre (MPAC) e a polícia civil.
A advogada e ativista Vanessa Facundes, que defende a causa animal, usou as redes sociais para expressar sua indignação. Ela escreveu: “Bezerros, vacas, bois também são vidas e merecem ser bem tratados! Hoje um caminhão jogou vários bezerrinhos no chão, na rua Valdomiro Lopes, no Acre! Eu quero saber o que o IDAF, o Ministério Público e a polícia civil vão fazer!”
O tratamento ético e humano aos animais é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Situações como essa demonstram a necessidade de fiscalização rigorosa e a aplicação de leis que protejam os animais de abusos e maus-tratos.