O serralheiro identificado como Josemar dos Santos Silva foi detido pela Polícia Militar na madrugada do último domingo (7) após atropelar e matar o mototaxista Lucas Fernandes dos Santos, de 25 anos, em Rio Branco, Acre. O acusado confessou na delegacia que havia ingerido bebida alcoólica antes do acidente e que não se lembrava do ocorrido. O teste do bafômetro foi negado pelo motorista.
O incidente foi registrado por uma câmera de segurança, que mostra o carro em alta velocidade colidindo com a moto, que estava estacionada no acostamento em frente a uma distribuidora. Após fugir do local, Josemar voltou cerca de uma hora depois e acabou preso.
Durante audiência de custódia, a Justiça do Acre converteu a prisão em flagrante do serralheiro em prisão preventiva, seguindo a linha de decisões anteriores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em casos semelhantes envolvendo acidentes com suspeita de ingestão de bebidas alcoólicas.
Segundo o advogado de Josemar, o motorista teria ficado com a filha doente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante dois dias e estava sem dormir direito. No dia do acidente, ele teria aceitado um convite do sobrinho para beber. O réu afirmou que não se lembrava do acidente e acreditava ter batido em um buraco ou objeto semelhante, mas não em uma pessoa.
O mototaxista Lucas Fernandes dos Santos deixou esposa e um filho recém-nascido. A tragédia serve de alerta para os perigos da combinação de álcool e direção, que pode resultar em graves acidentes e até mesmo em mortes.