9 outubro 2024

Para Petecão, o programa de renegociação de dívidas vai aliviar a vida dos brasileiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que a Medida Provisória (MP) 1.176/2023, que cria o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, batizado pelo Poder Executivo como “Desenrola Brasil”, irá tirar muitos brasileiros do sufoco, famílias que há anos estão vivendo com a “corda no pescoço”.

Para o senador, a iniciativa do governo federal, ao editar a MP, é elogiável. Demonstra sensibilidade por parte da equipe econômica, comandada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que garantiu que o “Desenrola Brasil” vai apenas refinanciar o devedor, mas o credor não vai precisar esperar pelo pagamento.

Petecão informou que o objetivo do governo é incentivar a renegociação de dívidas das pessoas físicas, inscritas em cadastros de inadimplentes, com o propósito de reduzir o endividamento e facilitar a retomada do acesso ao mercado de crédito. Com isso, estima-se que a medida irá beneficiar, aproximadamente, 70 milhões de brasileiros endividados e reduzir a inadimplência no país.

— Essa é uma matéria de cunho social muito importante. É isso que a população espera de um governo comprometido em melhorar a vida das pessoas, principalmente aquelas que se encontram em condições sociais menos favorecidas e que são as que mais honram com seus compromissos. Muitas pessoas contraem pequenas dívidas na boa-fé, e devido às crises econômicas e a outros fatores, não conseguem pagar essas obrigações, que acabam se acumulando ao longo dos anos. Com esse programa, essas famílias se sentirão mais aliviadas e aptas para contrair crédito, o que, na prática, significa mais estímulo para a economia — declarou.

Veja Mais