Com o objetivo de garantir o cumprimento das restrições impostas pela lei, a polícia penal de Sena Madureira está realizando a fiscalização dos presos em regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas na cidade de Manoel Urbano. Na quinta-feira (08), os policiais realizaram visitas surpresas aos domicílios dos indivíduos monitorados.
Segundo a Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos (UMEP), a fiscalização ocorre de forma inesperada, visando verificar se os condenados estão cumprindo as normas estabelecidas pela lei. Durante o período de prisão domiciliar, é proibido que o preso saia do perímetro estabelecido sem autorização prévia.
Em caso de descumprimento das restrições, a polícia penal elabora um relatório que é encaminhado ao juiz de execução penal, o qual pode determinar o regresso do preso ao regime fechado.
A coordenação da UMEP informou que uma tornozeleira eletrônica foi recuperada. Ela havia sido deixada para trás por um preso que abandonou o regime e agora é considerado foragido. “Durante a fiscalização, são tiradas fotografias dos apenados para comprovar o cumprimento da pena, realizamos a manutenção dos equipamentos com falhas e recuperamos as tornozeleiras que, eventualmente, tenham sido retiradas pelos presos. Além disso, cumprimos mandados de prisão judiciais”, destaca Jonas Joaquim, chefe da unidade.
Dezenas de homens e mulheres estão cumprindo pena no regime semiaberto nas cidades de Manoel Urbano e Sena Madureira. As tornozeleiras eletrônicas funcionam por meio de sistema de GPS, que calcula em tempo real a localização geográfica do indivíduo e a envia para a Central de Monitoramento.