9 outubro 2024

Tribunal Regional do Trabalho alerta sobre golpes envolvendo falsas intimações e notificações extrajudiciais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nos estados do Acre e de Rondônia tem enfrentado um aumento significativo no número de denúncias relacionadas a tentativas de golpes. Os golpistas estão utilizando táticas que envolvem supostas intimações ou “notificações extrajudiciais de pedido de explicações” ou “execução de título extrajudicial” para enganar as vítimas.

Esses fraudadores têm se esforçado para imitar as identificações oficiais do tribunal, o que torna mais difícil para as pessoas identificarem a falsidade dos e-mails recebidos. O TRT-14, a fim de alertar advogados e a sociedade em geral, esclarece que os e-mails enviados contêm links que não devem ser clicados sem a devida verificação da legitimidade do remetente, que deve possuir o domínio “@trt14.jus.br”. Além disso, os e-mails suspeitos solicitam informações pessoais, sendo orientado que tais dados não sejam fornecidos, a menos que a legitimidade do e-mail seja comprovada.

Caso algum cidadão tenha clicado em algum link suspeito, é importante que realize uma varredura em seu dispositivo utilizando um antivírus confiável e altere suas senhas imediatamente. O TRT da 14ª Região reforça o uso exclusivo de e-mails oficiais, que sempre terminam com o domínio “@trt14.jus.br”.

Em caso de suspeitas de fraudes, é recomendado que as informações sejam comunicadas à Ouvidoria por meio do formulário de manifestação eletrônico ou por outros canais de atendimento disponíveis, os quais podem ser consultados clicando aqui. Além disso, os cidadãos também têm a opção de comparecer pessoalmente à Ouvidoria, localizada no mezanino do prédio do TRT-14, situado na Rua Almirante Barroso, 600, em Porto Velho.

É importante ressaltar que outros tribunais do país também têm recebido denúncias de tentativas de fraudes semelhantes, sendo necessário estar atento e seguir as orientações fornecidas pelas instituições oficiais para evitar cair em golpes.

Veja Mais